Ocorrem com o avanço da osteoporose, que é o desgaste da massa óssea. A mais perigosa, de acordo com os médicos, são as do maior osso da perna. "Se pegar uma fratura de fêmur, aquele indivíduo acima de 70 anos tem, nos próximos dois anos, um risco maior de evoluir a óbito.
A fratura do fêmur é uma das lesões mais perigosas para os idosos, pois pode levar a complicações graves e diminuir significativamente a qualidade de vida. Antes de discutirmos os perigos de uma fratura do fêmur, vamos primeiro entender o que é exatamente essa lesão.
Costelas fraturadas podem ser muito dolorosas e ainda mais perigosas quando os ossos se partem em vários pedaços. As costelas prendem o pulmão e o coração.
Quais são as piores fraturas? As fraturas que afetam as articulações, as vértebras, são geralmente consideradas mais complexas, pois podem causar danos permanentes ao corpo e até mesmo colocar a vida em risco.
O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente. O seu nome deriva do fato dele estar em íntima relação com as estruturas lacrimais.
O quadril e o fêmur são partes do corpo particularmente suscetíveis a fraturas. Isso porque, eles possuem função crucial no suporte do peso e na mobilidade. Nesse sentido, uma queda ou um impacto direto na região do quadril pode resultar em fraturas.
A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.
Fratura: a fratura de punho é a lesão mais preocupante. Dependendo de sua gravidade pode haver cominuição, que é o esfarelamento de parte do osso atingido; ou soltar um fragmento de osso que pode prejudicar nervos que passam através do punho e mesmo causar lesão nas artérias e veias da mão.
O que é o fêmur e qual é a sua função no corpo humano? O fêmur é o osso mais longo e resistente do corpo humano, localizado na coxa. Sua função principal é suportar o peso corporal e facilitar a locomoção.
Nos casos onde houver fratura sem deslocamento o indivíduo pode até conseguir caminhar, mas referindo dor. Já nos casos de fratura de pelve causadas por acidentes de alta energia podem ocorrer hemorragias, lesões de uretra e bexiga, nervos e vasos.
Fratura exposta – é quando o local da fratura fica exposto após lesão dos tecidos moles que estão em volta (músculos e pele). As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de reabilitação do paciente.
→ Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia.
A causa da mortalidade é o tromboembolismo pulmonar, que se caracteriza como um coágulo, localizado na veia da perna, que se solta pela corrente sanguínea e chega até o pulmão do paciente.
Mas qual o menor osso do corpo humano, o mais difícil de ser enxergado no esqueleto? É o estribo, localizado no ouvido, "mais precisamente dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média", explica o Dr.
O que é? Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.
A caixa torácica (caixa torácica) forma a parte do tórax (tórax) do corpo. Consiste em 12 pares de costelas com suas cartilagens costais e o esterno. As costelas são ancoradas posteriormente às 12 vértebras torácicas (T1-T12). A caixa torácica protege o coração e os pulmões.
A fratura de fêmur é a ruptura do osso da coxa. Normalmente, acontece nas quedas da própria altura, o que pode ser comum entre os pacientes idosos, e nos acidentes automobilísticos, relativamente frequente entre a população mais jovem. Proporcionalmente, o fêmur é o osso mais longo presente no corpo de uma pessoa.
No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado". Fraturas normalmente estão ligadas a torções, esforços contínuos ou à pressão excessiva em determinada estrutura do corpo.
Uma curiosidade é que, segundo a Britannica, o fêmur consegue suportar uma pressão que vai de 800 a 1.100 quilos, fazendo dele um osso muito forte e resistente.