O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing. Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
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O que Philip Kotler defendia?
Philip defendia que o marketing devia ter preocupações além do que fosse voltado exclusivamente para questões comerciais. Problemas sociais e ambientais também devem ter 'peso' na elaboração de um projeto. Entender o consumidor como parte fundamental de um produto também é uma ideia pregada por Kotler em suas obras.
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Conheça Philip Kotler e saiba como ele revolucionou o mundo do marketing. Um nome extremamente importante para o marketing é Philip Kotler. Ele é conhecido como o maior especialista na área, devido à sua trajetória e trabalhos com grandes empresas, tendo os seus ideais presentes até os dias atuais.
Um gerente de marketing é um profissional responsável por liderar e coordenar as estratégias de marketing de uma empresa ou organização. Sua principal função é promover a marca, produtos ou serviços para alcançar os objetivos de negócio, impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da empresa no mercado.
Como você viu na introdução, o termo foi criado em 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Quais são os 3 conceitos de marketing? Os três principais conceitos são o de produção, produto e venda. Cada um atua como um princípio fundamental que orienta o desenvolvimento de estratégias e táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa.
Marketing 5.0 é o estágio mais recente do marketing. É o momento em que as empresas devem acionar o poder das tecnologias a favor da humanidade e contribuir para o bem estar das pessoas — muito além das vendas e do consumismo. Entenda agora o que Philip Kotler propõe com esse conceito.
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.