Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida. Isso porque o cultivo do grão assumiu grande importância econômica e era mantido como um segredo pelos árabes, já que muitos acreditavam em suas habilidades milagrosas.
Muitos já aprenderam que o café veio da África, da Etiópia para ser mais específico, e que a Europa foi responsável em difundir o consumo da bebida pelo globo. Mas, o que poucos sabem é que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) foi o grande responsável em descobrir seu uso/consumo.
Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil. Recebera-as de presente das mãos de Madame D'Orvilliers, esposa do governador de Caiena. As mudas foram plantadas no Pará, onde floresceram sem dificuldade.
As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen. A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café.
Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café. Segundo reza a lenda, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam diferentes, alteradas, quando comiam determinada folhagem (que era a planta de café).
1. Café andino da Colômbia, um grão muito famoso. A Colômbia é o terceiro maior produtor de café do mundo e o maior de café suave. A variedade 100% arábica possui Denominação de Origem protegida, e, por isso, é considerado por muitos como o melhor café do mundo.
Com altitude e clima ideais, Brasil é o maior produtor de café do mundo, oferecendo ao mercado global as variedades arábica e canéfora. Publicado em 28 de junho de 2023 às 10h48.
Visitado por turistas do mundo inteiro, o local continua a receber celebridades, sendo ponto de encontro de jornalistas, políticos, profissionais de teatro e artistas em geral. Em 1992, o Café Le Procope foi tombado como Monumento Histórico pela prefeitura de Paris.
Fundada em 1916 em São Paulo, a marca Café do Centro foi uma das pioneiras no país em produção, beneficiamento, comercialização e torrefação de café gourmet.
Século XV. Primeiros relatos de consumo de café no Oriente Médio (Iêmen, Omã, Arábia Saudita, chegando ao Egito). O mundo árabe é o verdadeiro inventor do café.
O governo provisório mandou queimar os estoques de café, pois o preço do produto e as exportações não param de cair desde a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Resultado: milhões de sacas começam a virar fumaça e perfumar o ar da cidade.
Com o objetivo de reduzir a oferta e conter a queda dos preços internacionais, o presidente Getúlio Vargas determinou a queima dos estoques de milhares de sacas de café.
A origem exata do café é extremamente incerta, mas muitos estudiosos a remetem ao século IX, nas terras altas da Etiópia. Justamente pela incapacidade de encontrar um local específico, diversas lendas sobre o surgimento do grão foram criadas.
História. O café é originário das terras altas da Etiópia, em um local chamado Kaffa. Porém, a palavra "café" não é originária de Kaffa, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho" (قهوة). Por esse motivo, o café era conhecido como "vinho da Arábia" quando chegou à Europa no Século XIV.
O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo e é feito a partir das fezes de um pequeno animal asiático: a civeta. O quilo de seus grãos pode chegar aos milhares de dólares.
A história da Café 3 Corações começa em 1970, quando Mauro Alvez, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio fundaram uma pequena torrefadora e distribuidora de café, localizada no município de Santa Luzia, na grande Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Para identificar, uma dica simples é observar como o pó reage à água: o café puro afunda rapidamente, enquanto misturas adulteradas tendem a flutuar ou demoram mais a afundar devido à leveza e ao tamanho das partículas adicionais. Isso pode indicar a falta de pureza no produto.
O café tradicional não tem nenhum tipo de classificação ou pontuação, apenas as marcas podem ter o selo de pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) que indica normalidade e qualidade frente aos demais cafés tradicionais.
A chegada do café ao Brasil é atribuída ao sargento-mor, Franciso de Mello Palheta. Em 1727, ele teria recebido a incumbência do governador do Maranhão e Grão Pará de visitar a Guiana Francesa e conseguir uma muda do fruto, que se tornara um produto de alto valor comercial na época.
Finlândia e Suécia lideram o ranking dos maiores bebedores do planeta, segundo a OIC (Organização Internacional do Café), que congrega os números de todas as nações –referentes ao ano de 2021, período completo mais recente disponibilizado pela entidade. Não muito atrás na lista aparecem Noruega e Dinamarca.
Brasil ocupa o topo da lista concentrando cerca de 38% da produção global do grão. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.