O javali (Sus scrofa) é um tipo de porco selva- gem, originário da Europa, Ásia e norte da África e foi introduzido em diversas regiões do mundo como animal de criação para consumo.
Acredita-se que a invasão do javali asselvajado tenha ocorrido pela fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Na década de 90 também ocorreram importações de javalis puros destinados a criadouros dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul para comercialização da carne (IBAMA, 2020).
O javali tem ampla distribuição geográfica. Ocorrem na maior parte da Europa e em uma pequena parte do Norte da África, próximo ao Mar Mediterrâneo. Na Ásia, se distribuem pela Sibéria, Ásia Menor, Oriente Médio, Ásia Central, Índia, China, Japão e Sudeste Asiático até a Indonésia.
Sua expectativa de vida em estado selvagem é em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça.
O javali também pode causar impactos sociais e econômicos, por meio do ataque a seres humanos e a animais domésticos, dos cruzamentos indevidos com porcos e da destruição de plantações em áreas agrícolas, além da transmissão de doenças para pessoas e para animais de criação.
Se a carne de javali lhe provoca receio de engordar ou aumentar o nível de colesterol, não precisa se preocupar. Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais.
Isso porque os javalis começaram a atacar lavouras e destruir as vegetações nativas. Em nota, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) manifestou preocupação com a suspensão das autorizações para caça.
O maior javali do mundo é uma sub-espécie do mamífero chamado Sus Scrofa Attila. Este javali vive principalmente no coração das imensas florestas da Turquia. Esse animal, quando se torna adulto, ele pode pesar mais de 350 Kg com um crânio de largura mediana, medido entre seu occipital e a ponta da cabeça, de 42 cm.
No Brasil, o javali foi introduzido durante a década de 1960 para a exploração comercial da carne. No entanto, assim como em outros países em que a espécie foi introduzida, a produção não foi desenvolvida, resultando no escape e soltura desses animais na fauna local.
2. É PERMITIDO A CRIAÇÃO DE JAVALIS OU JAVAPORCOS? A criação de javalis, incluindo javaporcos, é proibida em quase todo o País, por conta da nocividade da espécie, bem como os danos sociais, ambientais e econômicos que causam.
No Brasil são considerados espécies exóticas invasoras. A história conta que essa espécie de suídeo chegou ao território brasileiro andando, no século XX. Javalis-europeus trazidos da Europa para a Argentina e Uruguai escaparam de seus criadouros e invadiram o território pela fronteira.
Os javalis e javaporcos são onívoros, ou seja, comem todo tipo de alimento, de origem vegetal e animal. adultos de animais menores, além de minhocas e até casca de árvores.
Cada gestação dura cerca de três meses e meio, dando origem a aproximadamente cinco filhotes que, com um ano e meio, já estarão aptos à reprodução. Geralmente, fêmeas têm somente uma gestação ao ano. A expectativa de vida dos javalis é de aproximadamente vinte anos.
E, no Brasil, ao contrário da Europa, ele não tem predador natural", explica Biondo. Onívoro, o bicho estraga a mata nativa e ataca ninhadas de animais. O javali chega a pesar 150 quilos, enquanto um cateto, porco-do-mato brasileiro, fica entre 15 e 30 quilos, e a queixada, entre 20 e 40.
Em decorrência da proliferação descontrolada de javalis no Brasil, a caça dessa espécie exótica, trazida ao País no início dos anos 1980, está permitida desde 2013 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O preço pago pelo quilo da carne ao produtor subiu 25% do ano passado para cá, passando de R$ 8 para R$ 10. Os javalis ficam em piquetes, que são áreas menores. A alimentação é controlada.
O Javali é um animal selvagem que é ancestral do porco comum, mas a sua carne é mais saudável e tem sabor diferenciado. Ela conta com poucas calorias, baixo teor de gordura e menos da metade de colesterol presente no porco.
Javaporco é um animal híbrido, resultado do cruzamento de javali e porco. Ele é um animal grande que pode chegar facilmente aos 200 quilos. O javaporco se adapta a qualquer ambiente e se reproduz com bastante facilidade, tendo cerca de dez filhotes por gestação até três vezes por ano.
O javali é um animal omnívoro, alimentando-se de raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes, plantações (milho, batata, …), caracóis, minhocas, insetos, ovos e por vezes pequenos mamíferos.
Apesar de ser nativo da Europa, foi introduzida como espécie exótica em outros continentes, onde ocorre hoje em estado assilvestrado. Ocorre como espécie exótica nas Américas e Oceania. Seu principal predador natural é o lobo-cinzento.
A entidade destaca os danos ambientais e econômicos causados pela presença desses animais e alerta também para os riscos sanitários que os javalis representam para a pecuária nacional, especialmente com a retirada da vacinação contra a febre aftosa em andamento no país.
Além de causar consequências na saúde animal nativa e pecuária, na biodiversidade, na saúde ambiental e na agricultura, os javalis ainda são considerados hospedeiros e reservatórios de várias doenças zoonóticas, como toxoplasmose, salmonelose, leptospirose, tuberculose, hepatite E, influenza A e febre maculosa.