A origem do povo haitiano começa há mais de 5.000 anos, quando a ilha era habitada pelos índios e Taínos. Esses povos foram os primeiros a estabelecerem-se no território e viveram lá até a chegada dos europeus em 1492.
O Haiti é um país americano de 27 mil km² localizado no subcontinente da América Central, tendo como capital a cidade de Porto Príncipe. Situa-se na ilha de São Domingos, chamada também de Hispaniola, fazendo divisa, a leste, com a República Dominicana.
Haitianos (Francês: haïtiens, crioulo haitiano: ayisyen) são os habitantes e cidadãos do Haiti. Um haitiano pode ser também uma pessoa nascida no exterior para um pai haitiano ou estrangeiro vivendo no Haiti, que adquiriu a cidadania haitiana.
Desde então, muitos haitianos vêm ao Brasil em busca de melhores condições de vida e oportunidades econômicas, enfrentando desafios como xenofobia e racismo, além da barreira do idioma e da adaptação a uma nova cultura.
No entanto, Noronha afirma que o interesse dos haitianos pelo Brasil reforça a imagem de nação hospitaleira, e chama atenção para as condições de vida e trabalho que o País oferece.
As tragédias naturais e as consequentes devastações associadas às crises políticas e socioeconômicas motivaram milhares de haitianos a deslocarem-se para outros países. Esperançosos de novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida, os haitianos escolheram o Brasil como um de seus principais destinos.
Haiti (também anterior Hayti) vem da língua indígena Taíno e significa "terra de altas montanhas"; era o nome nativo de toda a ilha de Hispaniola. O nome foi restaurado pelo revolucionário haitiano Jean-Jacques Dessalines como o nome oficial da São Domingos independente, em homenagem aos antecessores ameríndios.
A economia nacional do Haiti é pouco desenvolvida e se baseia em atividades primárias. O principal produto de exportação é o açúcar, o país também cultiva manga, banana, milho, entre outros. Esse segmento da economia emprega a maioria dos haitianos.
O crioulo haitiano é hoje a primeira língua oficial da República do Haiti. Embora boa parte da população utilize também o Francês, língua com status de maior prestígio (RODRIGUES, 2008. Frances, crioulo e vodu: a relação entre língua e religião no Haiti.
Muitos haitianos praticam vodu além de outra religião, com mais frequência o catolicismo. O vodu foi reconhecido como religião oficial em 2003 e é um sincretismo religioso do cristianismo com as religiões africanas.
Atualmente, estima-se haver mais de 50.000 haitianos residentes no Brasil, com destaque para quatro municípios catarinenses: Chapecó, Itajaí, Joinville e Blumenau.
Localizado na porção oeste da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, o Haiti faz fronteira terrestre com a República Dominicana (a leste). O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha.
O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha. Os espanhóis batizaram o lugar de Hispaniola, ocupando, primeiramente, a porção oriental do território.
Haiti tem origem no idioma arahuaca, que era a língua antigos habitantes do lugar e significa "terra de montanhas". E este era o nome que os taínos deram à parte oeste da ilha, que divide com a República Dominicana.
Mas por que o país é tão pobre? A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política. Esses fatores fizeram com que desde 1804, época da independência do país, o Haiti avançasse pouco no desenvolvimento do país e na qualidade de vida da população.
O Haiti sempre foi o país mais pobre da América Latina. Devastado por terremotos e imerso em crises políticas, o país se acostumou com o poder do crime organizado e com o colapso econômico permanente, uma fábrica de refugiados. Mas, quando o ano acabar, o primo mais pobre dos latino-americanos será a Venezuela.
O Sudão do Sul é o país mais pobre do mundo quando se leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, índice que calcula o valor médio por habitante da riqueza e produção de um país. Ao todo, a lista dos 10 países mais pobres conta com nove países do continente africano.
Resposta. Resposta: A França porque os escravos, liderados por François Toussaint Breda, neto de um chefe africano, derrotaram os franceses e aliados. Mais tarde, ele adotou o nome de Toussaint L'Ouverture (abertura, em francês) e se tornou o líder militar da revolução.
De Ayiti a La Española e Saint-Domingue. Cristóvão Colombo chegou à ilha que hoje abriga a República do Haiti e a República Dominicana em dezembro de 1492.
No final do século XV, Cristóvão Colombo desembarcou no território haitiano, mas foi a França que realizou a colonização do país, por meio da assinatura do Tratado de Ryswick, envolvendo espanhóis e franceses.
Porque é difícil a inserção dos haitianos no Brasil?
A maior dificuldade encontrada pelos imigrantes haitianos no Brasil é a questão do idioma, que reflete na socialização e na inserção no mercado de trabalho.
O que tem motivado os haitianos que migraram para o Brasil?
A imigração haitiana no Brasil foi motivada por diversas razões. A imigração haitiana no Brasil é resultado da instabilidade política e econômica vivida no Haiti. Comumente o país é noticiado por causa de conflitos políticos, crises econômicas e catástrofes naturais.
A cultura haitiana é uma mistura principalmente de elementos franceses, africanos e taínos, com influência dos espanhois do período colonial. Os costumes do país são essencialmente uma mistura de crenças culturais que derivam dos vários grupos étnicos que habitaram a ilha de Hispaniola ao longo do tempo.