Geografia da Islândia Como já dissemos, Islândia significa Terra do Gelo, pois é, em grande parte, um deserto ártico pontuado por montanhas, geleiras, gêiseres, fontes termais, vulcões e cachoeiras.
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.
O Cazaquistão é um país da Ásia que já fez parte da antiga União Soviética, situado ao sul da Rússia, próximo ao Círculo Ártico. O território é formado por estepes e desertos que amplificam a sensação de frio durante os meses de inverno. E nas regiões de alta altitude, a presença constante de neve e gelo é comum.
A Islândia é uma terra de contrastes inigualáveis, onde o gelo e o fogo dançam em perfeita harmonia. Essa dualidade cria um destino verdadeiramente único, cativando os corações dos aventureiros que buscam experimentar a maravilha da natureza.
OS 10 PAÍSES MAIS FRIOS DO MUNDO-países mais gelados e frios da terra
Onde tem mais gelo no mundo?
Encerrando a nossa lista de lugares mais frios do mundo, temos aqui o mais congelante de todos: a Antártica. Praticamente coberto de gelo e com condições climáticas extremamente duras, esse continente no extremo sul do planeta só é habitável no verão.
A jovem Kiun B ficou famosa na internet por morar na cidade russa de Yakutsk, na Sibéria Oriental, onde as temperaturas ficam abaixo de -64,4ºC no inverno. No verão, os termômetros não passam dos 20ºC. Yakutsk é considerada a cidade mais fria do mundo.
Qual país é conhecido como a Terra do Fogo e do gelo?
A Islândia é um país de paisagens exuberantes, compostas por geleiras, vulcões, gêiseres, lagoas, cachoeiras, cânions, montanhas, fontes termais, campos de lava, caverna de gelo, praia de diamantes e muito mais.
O coração da Antártica é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1.500 e 4.000 metros acima do nível do mar. A região possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 95% do Continente Antártico.
Esculturas gigantes feitas de neve e gelo são uma das principais atrações do Festival Harbin Ice and Snow Sculpture, um dos eventos de inverno mais conhecidos do mundo. Celebrado na cidade de Harbin, no norte da China, ele reúne multidões de turistas de todo o planeta.
Localizado ao lado da Cordilheira dos Andes, deserto mais árido do mundo não viu chuva significativa por 500 anos. No deserto do Atacama o céu é limpo. Localizada no norte do Chile, a região não teve um único registro significativo de chuva por 500 anos — até que teve duas tempestades, em 2015 e 2017.
A maior parte dos países em que o tempo frio perdura ao longo do ano está localizada no hemisfério norte. Alguns exemplos são: Rússia, Groenlândia, Islândia e Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico. A informação é de um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
A Nebulosa do Bumerangue ou Nebulosa da Gravata Borboleta, a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, é considerada o lugar mais frio conhecido no universo, com uma temperatura de quase zero absoluto (-272,15 graus Celsius).
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
As maiores, contudo, são observadas na Antártida, Chile, Canadá, Alasca, Groelândia e Islândia (Fig. 9.2). Figura 9.1 –A maior parte da água doce no Planeta Terra está nas geleiras (24 milhões de km³) e nos aquíferos subterrâneos (11 milhões de km³).
São elas: geleira Malaspina-Seward (Alasca), Wykeham (no Canadá, Sul do Ártico) e Bering (Alasca). Fora das regiões polares, o maior complexo glacial é o da Patagônia Austral, no Chile e Argentina, com quase 13.000 km². Quais são as principais geleiras visitáveis do mundo?
Estima-se que a Groenlândia perca 270 bilhões de toneladas de gelo a cada ano devido às mudanças climáticas. Dessa forma, contribui com uma parcela substancial do aumento do nível do mar, que sobe mais de 4 milímetros todos os anos.
Antártida ou Antártica é o mais meridional e o segundo menor dos continentes (maior apenas que a Austrália), com uma superfície de 14 milhões de quilômetros quadrados.
O Último Período Glacial foi caracterizado pela formações de grandes geleiras que cobriram metade das Américas do Norte e do Sul, além da Europa e partes da Ásia. "Mas o maior resfriamento ocorreu em altas latitudes, como o Ártico, onde foi cerca de 14 ºC mais frio do que hoje", estima Tierney.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
As cidades de Oymyakon e Yakutsk (foto), na Rússia, são as mais geladas (com habitantes) do planeta. Na primeira semana de maio de 2024, em plena primavera, a mínima chega a oito graus negativos.