A primeira organização de um torneio de MMA ocorreu nos Estados Unidos, por incentivo de Rórion Grace (filho de Hélio Grace). Trata-se do UFC – Ultimate Fight Championship, que se iniciou no ano de 1993, e que hoje movimenta cerca de 1,5 bilhão de dólares.
Sediada em Fortaleza, Capital do Estado, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.
No evento principal do UFC 307, em Salt Lake City, Alex Poatan mostrou por que é o lutador mais temido do MMA no mundo atualmente e manteve o cinturão dos meio-pesados da organização ao nocautear Khalil Rountree Jr.
O MMA é uma modalidade de luta; já o UFC é um evento de MMA. Inclusive, não é o único. Existem várias franquias de artes marciais mistas, como o extinto Pride, o Bellator, o Legacy Fighting Alliance (LFA), além do Shooto Brasil e o Jungle Fight, ambos aqui do Brasil.
O evento surgiu em 1993 e foi concebido pelo brasileiro Rorion Gracie, vindo de uma família tradicional de lutadores que desenvolveram um estilo próprio de Jiu Jitsu, e Art Davie, um executivo da área de propaganda da Califórnia.
Em 4 de novembro de 1947, em uma competição regional de boxe amador, o Minneapolis Golden Gloves, Mike Collins nocauteou o adversário Pat Brownson em 4 segundos e foi parar no livro dos recordes como o fim de luta mais rápido da história.
Maior vitorioso da história do Brasil na modalidade, Popó detém títulos internacionais nas quatro principais organizações de boxe do mundo: WBO, WBA, WBC e IBF.
Anderson Silva é considerado, por muitos, o maior lutador da história do UFC. Spider conquistou o cinturão peso-médio do Ultimate logo depois da sua estreia, título que defendeu em dez oportunidades.
O brasileiro Alexandre Pantoja é o atual campeão do peso-mosca do UFC. Ele conquistou o cinturão no dia 8 de julho de 2023, quando venceu o mexicano Brandon Moreno.
O Brasil é o segundo país com mais campeões no UFC, atrás apenas dos Estados Unidos, com 66. A contagem foi feita baseada na Era dos Torneios (1993-1999) e na Era Moderna (1997-atualmente), agregando também os campeões interinos nesse período.
Em entrevista à ESPN americana, o presidente da UFC foi questionado sobre quais seriam os maiores atletas que já lutaram pela empresa. O primeiro a ser lembrado por Dana White foi Jon Jones “Bones”. O lutador fez história nos meio-pesados, mas é o atual dono do título do peso-pesado.