O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.
Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.
Qual foi o primeiro país do mundo a jogar futebol?
O futebol foi inventado na Inglaterra no século XIX. A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX. A fundação da Football Association, em 1863, é considerada o marco que deu origem ao esporte.
Com o 'jogo bonito' como sua marca registrada, craques lendários, categorias de base sempre revelando novos talentos e cinco títulos mundiais, o Brasil ganhou a reputação de "país do futebol".
Onde o esporte é mais popular? Nos países com torcedores de futebol, os Emirados Árabes Unidos encabeçam a lista, já que 80% da população do país são torcedores, seguidos da Tailândia, Chile e do país natal de Cristiano Ronaldo, Portugal.
A questão era sobre duas práticas esportivas da China e da Roma antigas que inspiraram o que conhecemos hoje como o futebol: o Harpastum e o Tsu Chu. O futebol moderno surgiu na Inglaterra. No entanto, ele é resultado de influências mais antigas que tinham jogos com bola e divisão de quadra.
A primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930, contou com apenas 13 seleções participantes. O Uruguai se tornou campeão após a vitória contra a Argentina. A seleção uruguaia foi a primeira campeã da Copa do Mundo, em 1930. Ouça o texto abaixo!
Primeiros campeonatos e clubes. O São Paulo Athletic Club foi a primeira equipe de futebol do Brasil, formada em 1894 por Charles Miller. Já o Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro time voltado para brasileiros, em 1898.
O São Paulo Futebol Clube respira tradição e representa a melhor combinação de glória e história do futebol brasileiro. O Tricolor Paulista conquistou 6 campeonatos brasileiros, 3 Libertadores e 3 Mundiais, colocando-o num patamar acima de todos os outros clubes brasileiros.
No ano de 1884, Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro. A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi.
O futebol, da forma que conhecemos na atualidade, surgiu em 1863, a partir da criação da The Football Association (FA), na Inglaterra, que existe até hoje! O objetivo foi padronizar as regras do futebol.
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Ademir da Guia também celebrou a conquista palmeirense e o reconhecimento do título mundial por parte da Fifa. “Pra nós, já estava realmente concretizado esse tipo de coisa. Nós somos realmente campeões (mundiais). O primeiro campeão mundial, em 1951.
Copa do Mundo FIFA de 1930 (Campeonato Mundial de Futebol de 1930, em português europeu) foi a primeira edição deste evento esportivo, que passou a ser organizado quadrienalmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição foi disputada no Uruguai, entre 13 a 30 de julho.
De acordo a Fifa, o Harpastum é um jogo de origem militar que consistia em lançar e pegar uma bola, tirá-la das mãos dos adversários, utilizando golpes de luta livre, além de enganá-los. "Se o lançamento de um jogador fosse interceptado, o lançador provavelmente trocava e se tornava o homem do meio", conta a Fifa.
tsu chu: surgiu na China, a bola não podia ser tocada com as mãos; harpastum: ainda no Império Romano, uma mistura de futebol e rúgbi, já que podia usar as mãos; kemari: originado no Japão, os jogadores podiam usar pés ou mãos para deixar a bola mais tempo no ar.
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
A pesquisa leva em conta a proporção entre o número de habitantes e a porcentagem de pessoas que se dizem gamers, o que indica a penetração dessa cultura em toda a região. De acordo com o estudo, o atual líder nesse quesito é o Japão, com 58% da população afirmando ser gamer.