Uma lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%). Enquanto o Brasil, perto das últimas colocações, recicla aproximadamente 3% do seu lixo produzido.
A maioria está muito suja, deteriorada e misturada com outros produtos não recicláveis. Acaba, portanto, incinerada e em lixões, algo que contribui à deterioração ambiental e à poluição por plástico, uma das grandes pragas de nossa época criada pelo ser humano.
Ainda que seja cem por cento reciclável e o seu reaproveitamento na cadeia produtiva envolva algumas vantagens ambientais, como a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) e de extração de areia e outras matérias-primas da natureza, o vidro é o material menos reciclado no Brasil.
Quais são os países que mais reciclam no mundo 2024?
Segundo dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico — em primeiro lugar está a Alemanha, em segundo a Coreia do Sul e em terceiro a Áustria. Estes são os três países que mais reciclam resíduos urbanos, em todo o mundo — cerca de 56% dos resíduos urbanos produzidos.
Os Estados Unidos produzem a maior quantidade de resíduos do mundo e são um dos países desenvolvidos com menor capacidade de reciclagem. Os números previstos pelo Banco Mundial são alarmantes: se não forem tomadas medidas imediatas, até 2050 o lixo global terá aumentado 70% em comparação com os níveis actuais.
O Brasil é um dos países que menos recicla no mundo ficando atrás de Yêmen e Síria e bem abaixo da média mundial que é de 9%. Dentre os maiores produtos de lixo plástico, é o que menos recicla.
Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
A WWF é a sigla da Wide Fund for Nature (WW), sediada na Suíça, que nestas estatísticas usa dados do Banco Mundial. O Brasil, nesta classificação, está em quarto lugar, depois dos Estados Unidos, da China e da Índia. Os Estados Unidos reciclam 34,6% do lixo plástico; a China, 21,92%; a Índia, 5,73%; e o Brasil 1,28%.
Entretanto, o Brasil lidera o ranking de países que mais reciclam latinhas de alumínio, com 87,2% do material totalmente reaproveitado, como destaca esse artigo do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da PUC do Rio.
Foi o maior produtor mundial de arroz (212,1 milhões de toneladas); Foi o maior produtor mundial de trigo (131,4 milhões de toneladas); Foi o 3º maior produtor mundial de cana-de-açúcar (108 milhões de toneladas), perdendo somente para Brasil e Índia; Foi o maior produtor mundial de batata (90,2 milhões de toneladas);
A poluição do ar e da água resulta nos problemas ambientais mais sérios, mas outras questões ambientais incluem a diminuição de recursos hídricos, o desmatamento acelerado e as ameaças à saúde humana que surgem a partir das mudanças climáticas.
Hoje, 84% dos resíduos produzidos são recuperados. São Francisco, nos Estados Unidos, é uma das cidades que mais recicla resíduos sólidos urbanos no mundo.
O Brasil é recordista mundial no recolhimento e reciclagem de latas de alumínio. Em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história.
Há pelo menos uma década, mais de 95% das latinhas brasileiras têm a reciclagem como destino final. A título de comparação, nos EUA, esse índice é de 45%. Na Europa, 73%. — Há um ciclo de sucesso no Brasil, com números acima da média mundial.
O baixo índice de reciclagem pode ser explicado pela falta de conscientização da própria população, ao descartar inadequadamente o lixo e também pelas escassas ações públicas e privadas voltadas para o devido tratamento dos resíduos sólidos.
O Lixo Verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente de plantas e árvores. O conceito descreve os restos da arborização e engloba sobretudo os troncos, galhos e cascas de árvores, bem como folhas (secas ou verdes) e flores.
Alguns vetores como moscas, baratas, mosquitos e ratos podem transmitir doenças como a febre tifoide, cólera, amebíase, disenteria, giardíase, ascaridíase, leishmaniose, febre amarela, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica e tétano8.
Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.
Qual é o país que mais produz lixo eletrônico no mundo?
O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico no mundo. Por ano, são produzidos por aqui 2,4 milhões toneladas de e-lixo, o que coloca o país na segunda posição do ranking das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que produzem 7,2 milhões de toneladas de lixo eletrônico anualmente.