A Áustria tem uma das maiores taxas de reciclagem em todo o mundo. 96% da população da Áustria separam seus resíduos nas categorias recicláveis. Anualmente, todos os domicílios classificam uma média de um milhão de toneladas de resíduos. Desde o início de 2020, o país proibiu o uso de sacos plásticos.
PARAÍSO DA RECICLAGEM: A SUÉCIA NÃO TEM LIXO HÁ SEIS ANOS. A União Europeia quer que todos os seus países membros reciclem 50 por cento de todo o lixo produzido anualmente até 2020, aumentando para 65 por cento até 2030.
Quais são os 10 países que mais reciclam no mundo?
Uma lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%). Enquanto o Brasil, perto das últimas colocações, recicla aproximadamente 3% do seu lixo produzido.
Os Estados Unidos produzem a maior quantidade de resíduos do mundo e são um dos países desenvolvidos com menor capacidade de reciclagem. Os números previstos pelo Banco Mundial são alarmantes: se não forem tomadas medidas imediatas, até 2050 o lixo global terá aumentado 70% em comparação com os níveis actuais.
Os mais ricos quase sempre produzem mais lixo. Isso vale tanto para indivíduos quanto para Estados. No caso destes últimos, o problema é ainda maior. Estados têm que dar conta da limpeza dos seus territórios, seja das cidades menores, médias ou grandes.
De acordo com a pesquisa, os resíduos recicláveis secos são compostos principalmente pelos plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas por ano), papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas anuais), vidros (2,7%), metais (2,3%) e embalagens multicamadas (1,4%).
O Brasil é recordista mundial no recolhimento e reciclagem de latas de alumínio. Em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história.
Quais são os países que mais reciclam no mundo 2024?
Segundo dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico — em primeiro lugar está a Alemanha, em segundo a Coreia do Sul e em terceiro a Áustria. Estes são os três países que mais reciclam resíduos urbanos, em todo o mundo — cerca de 56% dos resíduos urbanos produzidos.
Descarte ilegal de lixo. Jogar lixo fora do local determinado é um crime. E, “poi-sute”, que joga latas vazias ou pontas de cigarro na rua também é crime. Não é permitido por lei recolher e usar a bicicleta por conta, mesmo que esteja jogado no lixo.
Mesmo sendo um dos países com maior índice de densidade demográfica, o Japão é considerado um dos lugares mais limpos do mundo. Isso é reflexo de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, que consegue reutilizar 96% do lixo que chega aos depósitos.
Como no Japão não há funcionários de limpeza (gari) e são os próprios moradores locais que se revezam para catar o lixo e fazer a limpeza nas ruas, cada cidadão procura fazer a sua parte, contribuindo para o bem estar de todos.
O Brasil é um dos maiores produtores desse tipo de resíduo no mundo, segundo o levantamento da ONU. No recorte das Américas, o país está na frente do México (1,5 milhão de tonelada) e Canadá (770 mil toneladas).
O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano.
Qual o país que mais produz lixo domiciliar por pessoa diariamente?
Primeira potência mundial e maior produtor mundial de lixo doméstico. Os Estados Unidos são o país que produz a maior quantidade de resíduos per capita do planeta entre as nações desenvolvidas.
Índice de reciclagem de latas de alumínio foi de 99% em 2021 e Brasil se destaca como recordista mundial. O Brasil é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Em segundo lugar está o Japão. Em terceiro, os Estados Unidos.
Hoje, 84% dos resíduos produzidos são recuperados. São Francisco, nos Estados Unidos, é uma das cidades que mais recicla resíduos sólidos urbanos no mundo.
De acordo com o estudo da WWF, preparado com dados do Banco Mundial, o Brasil produz anualmente 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha.
Florianópolis já é a capital que mais recicla no país e tem caminhado em ritmo acelerado em direção às metas do lixo zero. Com as ampliações em curso na seletiva, no mês de agosto, foram coletadas 938 toneladas de recicláveis, superando em 15 toneladas a quantidade recolhida em janeiro de 2022.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Pará é o estado que menos recicla lixo: apenas 0,48% é aproveitado.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), Pedro Maranhão, a Pesquisa de Resíduos Sólidos 2023 revela que pouco se tem avançado na adequação do manejo dos resíduos sólidos no Brasil e a situação ainda preocupa. “Nós temos mais de 3 mil lixões.
Quantos quilos de lixo o ser humano produz por dia?
Em 2022, foram produzidas 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o equivalente a 224 mil toneladas diárias. Cada indivíduo gerou em média 381 kg por ano, o que representa mais de um quilo de lixo por dia.