A educação também desempenha um papel importante na diminuição da desigualdade social e na promoção da inclusão social, proporcionando oportunidades iguais de acesso ao conhecimento para todas as pessoas.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.
A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Qual o papel e a importância da educação?
Através dela, as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.
A importância da Educação, como um todo, vai muito além disso. Dessa forma, as instituições de ensino têm como papel a formação integral de indivíduos e de cidadãos para o mundo e, portanto, precisam oferecer uma educação que contemple as habilidades e competências necessárias para isso.
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
A educação é um processo contínuo de construção individual e de transformação da realidade, pois quanto mais aprendemos, mais nos desenvolvemos. Já o conhecimento é resultado das interações nas relações humanas e da sua construção social, histórica e cultural.
Objetivos educacionais podem ser definidos como os resultados que o edu- cador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.
Um dos objetivos da educação em nossa sociedade é a construção do sujeito apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro um contexto social. Ouça o texto abaixo!
A educação deve desempenhar o papel central na trans- formação do homem – o caminho de formação social consciente das novas gerações, a forma básica para trans- formar o tipo humano histórico.
Tolerância e Empatia: A educação promove a tolerância e a empatia ao fornecer uma compreensão mais ampla das diferentes culturas, perspectivas e experiências. Uma sociedade educada é mais inclinada a respeitar as diferenças e a construir pontes entre comunidades, contribuindo para a paz e a harmonia.
Serve para formar um cidadão. Serve para fazer as crianças e adolescentes aprenderem a ler o mundo, num sentido amplo, de leitura e escrita, de conhecimento e entendimento das coisas, de pensamento, de lógica e filosoficamente estarem no mundo e o transformarem – se assim o quiserem – em um mundo melhor.
Educação é um conceito genérico, mais amplo que supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, ou seja, de sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
Essa formação básica é essencial para que os estudantes possam compreender o mundo à sua volta, tanto no presente como no futuro. Ao adquirir conhecimentos em diferentes áreas, eles se tornam capazes de analisar informações, questionar, tomar decisões informadas e se expressar de forma clara e coesa.
A escolaridade é fundamental para garantir e gerar o aumento da empregabilidade. É a partir do ensino, em especial o superior, que você conseguirá encontrar um bom cargo e salário, ou até mesmo a recolocação no mercado de trabalho. Afinal, quanto mais alto o seu grau de formação, maiores são as suas possibilidades.
A Constituição avaliza três finalidades fundamentais prospectivas para a educação escolar: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.