O objetivo do ITIL é ser uma referência em melhores práticas, utilizando os seus métodos de forma assertiva e sempre alinhado com os objetivos reais e estratégicos do negócio. Dessa forma as empresas garantem uma gestão eficiente dos seus processos em TI e consequentemente uma experiência positiva com os seus clientes.
Essa é uma sigla que vem do inglês Information Technology Infrastructure Library, que, em tradução livre para o português, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Basicamente, o ITIL serve para organizar processos de TI e orientar profissionais a exercer suas funções com eficiência.
O principal objetivo do ITIL é padronizar e arquivar as práticas que envolvem o gerenciamento dos processos de gestão em TI e, assim, criar processos gerenciais ágeis e mais eficientes para as empresas.
Além do mais, o ITIL pode ser aplicado em setores operacionais e estratégicos de empresas de qualquer segmento e porte, desde que se tenham provedores de serviço de tecnologia.
O objetivo da operação de serviços da ITIL é garantir que os serviços de TI sejam entregues com eficácia e eficiência. As equipes que implementaram com sucesso um ciclo de vida de serviços da ITIL passam a maior parte do tempo nas operações. É aqui que os solucionadores de problemas resolvem os problemas!
A principal característica da abordagem ITIL é a versatilidade. As práticas são escaláveis e flexíveis, permitindo que as organizações assumam o máximo ou o mínimo que quiserem. Assim, ele pode até ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras práticas, incluindo COBIT, Six Sigma e TOGAF.
A base de conhecimento ITIL é um dos ativos mais importantes na área de TI. Afinal, sabemos o quanto este setor pode sofrer com falhas, bugs e erros. É fundamental, portanto, que tenhamos à mão soluções rápida e práticas. E uma das áreas afetadas positivamente por estas práticas é o atendimento e suporte, ou Help Desk.
Então, pegue uma xícara de café, acomode-se confortavelmente e vamos começar! As Quatro Dimensões do Serviço na ITIL 4 são: Organizações e Pessoas, Informação e Tecnologia, Parceiros e Fornecedores e Fluxos de Valor e Processos.
Como se preparar para a certificação? Você pode se preparar para a certificação de duas maneiras: estudando por conta própria ou por meio de algum curso. No próprio site da EXIN, você pode baixar um guia de preparação para a prova. Lá também poderá realizar simulados, podendo fazer e refazer quantos quiser.
Governança. Na ITIL 4, a governança envolve as atividades de avaliação, direção e monitoramento dos serviços, de modo a garantir que a cadeia de valor de serviço e as práticas da organização estejam alinhadas com os objetivos de negócios definidos.
Para a análise da implantação aspectos de quatro pilares foram observados: Liderança, Tecnologia, Aprendizagem e Organização. Conclui-se que a situação de implantação de Sistema de Gestão do Conhecimento no APL de Móveis de Metal Sistema de Armazenagem e Logística é incipiente.
O que é ITIL? A ITIL é uma biblioteca de práticas recomendadas para gerenciar serviços de TI e melhorar os níveis de serviço e de suporte de TI. Uma das principais metas da ITIL é garantir que os serviços de TI se alinhem aos objetivos de negócios, mesmo à medida que eles mudam.
A certificação ITIL é voltada especialmente aos profissionais de TI que, independentemente do cargo que ocupam (como gestão de negócios ou cargos operacionais), desejam aprimorar seus conhecimentos e atingir o nível máximo de uma das mais importantes certificações do mundo da tecnologia de informação.
Muitas pessoas são aprovadas na certificação, não se atualizam, não lembram nem mais como aplicar ITIL, e acabam entrando em uma empresa prometendo aplicar ITIL, mas não sabem muita coisa. Com essa mudança, as certificações ITIL terão validade de apenas 3 anos.
ITIL V4 é a versão mais recente da estrutura ITIL, lançada em fevereiro de 2019. É altamente orientada em reunir diferentes partes interessadas em uma organização para a cocriação de valor para os usuários finais.
O ITIL foi criado a partir da necessidade de padronizar os processos da área de TI. O seu modelo vem sendo aplicado largamente em organizações privadas e públicas pelo mundo, como por exemplo: Microsoft, IBM, HP, HSBC, Boeing, Procter & Gamble e US Army (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007).