As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra“ (v. 28c). A ordem para que o homem sujeite a terra e domine sobre ela também faz parte do plano de Deus.
Por terem sido a criação perfeita do Pai, há igual dignidade em ambos, um sem o outro, não geram vida. A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida.
As Mulheres apresentam um papel importante porque além de serem seguidoras de Jesus se tornaram também membros líderes das comunidades cristãs da época, cooperando para o crescimento da obra do Senhor.
COMO SER UMA MULHER SÁBIA E QUE INSPIRA A TODOS... Marlene Guerrato Sarando a Família
O que Deus diz sobre a mulher na Bíblia?
No relato da criação em Génesis, Deus cria os seres humanos como macho e fêmea, dando-lhes igual estatuto de mordomia sobre a terra (Génesis 1,26-30). Ao longo do Antigo Testamento, as mulheres têm igual acesso à lei de Deus e são igualmente responsáveis por cumpri-la.
A missão da mulher é cooperar com seu esposo na edificação e fortalecimento da sua família. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
A primeira informação a respeito do propósito de Deus para a mulher está em Gênesis 2:18, onde vemos que ela foi criada para auxiliar e corresponder. Auxiliar significa ajudar, acudir, apoiar, sustentar, colaborar.
Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações. Além disso, as mulheres tem se destacado cada vez mais em diversas áreas, como a política, a ciência, a arte e o empreendedorismo.
A mulher foi criada por Deus para ser uma auxiliadora idônea do homem (Gênesis 2:18). Mas, veja: “auxiliadora” (ezer, em hebraico) não é alguém inferior, pois Deus é ezer da humanidade e não é inferior à humanidade (Salmo 33:20; 70:5).
O homem foi criado à imagem de Deus e quando Deus criou a mulher era para que ela o respeitasse e ele cuidasse dela. Contudo muitas mulheres se omitem do papel de auxiliadora e justificam a falta de auxílio ao marido em razão do excesso de trabalho e de outros compromissos que assumiram.
Ela é forte, atenta, vigilante e se doa ao indigente. Ela é honrada, sábia, prudente, providente, amável e, todos a admiram pela sua inteligência. Ela é singularmente repleta dos dons do Espírito Santo. Portanto, os desafios da mulher, segundo o coração de Deus, são enfrentados com a coragem e com as virtudes.
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
Segundo a Bíblia, ser feminina aos olhos de Deus envolve ser uma mulher virtuosa, que teme ao Senhor, é sábia, cuida de sua família e é uma boa administradora de seu lar. A mulher virtuosa é elogiada por sua força, dignidade e sabedoria.
A mulher é um dom de Deus para a humanidade. Quanto mais assumirmos essa verdade, mais eficazes seremos em nossa missão. São muitas as tarefas que enfrentamos durante o dia: trabalhar, estudar, namorar, cuidar da casa, dos filhos, do marido e assim por diante.
Conforme explica Kélida Marques, a espiritualidade feminina promove o bem-estar e a resiliência emocional, adquirindo a capacidade de se recuperar de experiências difíceis e se adaptar a novas situações e a desenvolver compreensão e aceitação das mudanças e incertezas ao decorrer da vida.
Mulher de Deus é aquela que sabe e reconhece que seu papel é ser guiada por Deus como foi Ester guiada por Mordecai até se tornar rainha e ter em sua vida o momento certo para livrar o povo de Deus de uma grande destruição.
Numa época em que as mulheres geralmente eram tratadas como inferiores, o evangelho de João revela que Jesus Cristo tratava as mulheres com compaixão e respeito e que, como o Élder James E. Talmage (1862–1933), do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Jesus Cristo foi o maior defensor do sexo feminino no mundo”.
A sua participação pode ser desempenhada na missão, no acolhimento, na protecção e no conselho. A mulher, auxiliando o povo de Deus pode cooperar na direcção espiritual, na evangelização, no ministério da Palavra, na gestão das paróquias, cooperando sempre com o homem na condução de todo o povo de Deus.
22 Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. 23 Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja. 24 Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido.