Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Constatou-se que os avós são figuras importantes no suporte emocional, apoio, carinho e afeto tanto para seus filhos como para os netos. Essas figuras são importantes fontes de apoio no contexto da gravidez na adolescência, de netos com deficiência e do aleitamento materno.
Os avós são um elo importante para a história da família, compartilhando lembranças e momentos com a nova geração. Essa convivência ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional da criançada.
Primeiramente, os avós dão amor sem medidas, tem abraços gostosos e sempre têm uma guloseima para oferecer. Contam diversas histórias e são cúmplices dos netos para fazer traquinagens.
A presença dos avós na vida das crianças traz amor, apoio emocional, transmissão de tradições, aprendizado, diversão e assistência prática, afinal não existe melhor rede de apoio. Além disso, os avós desempenham um papel fundamental na formação da identidade e no desenvolvimento saudável das crianças.
QUAL É O PAPEL DOS AVÓS NA CRIAÇÃO DOS NETOS? | MACETES DE MÃE
O que representa a avó?
Os avós têm cada vez mais um papel predominante na sociedade e na vida dos seus filhos. Mas, os seus principais papéis de acordo com Neugarten são: Formal – Seguem papéis próprios e esperados, deixam as funções parentais para o pai e para a mãe. Têm cuidado em não oferecer conselhos não solicitados.
Ser avô, é relembrar o filho, ser avó é ter mais um filho sem gerá-lo. Ser avó é agradecer a Deus pela Vida, ser avô é continuar sendo uma referência na família. Ser avô é ter a certeza que não se trabalhou em vão, ser avó é desfrutar do carinho de uma criança.
Historicamente, em nossa sociedade, os avós desempenham um papel bastante especial. Eles cuidam, educam e transmitem amor e conhecimento aos netos, e, em muitas famílias, assumem a função de pais.
Os avós ajudam os netos a entender e interpretar a história da família. São eles que contam quem foram os avós dos avós, o que faziam, de onde vieram, assim por diante.
São eles que vão acompanhar o processo de nascimento e cuidados iniciais em alguns casos. O dito que os avós são “coruja” remete ao que eles trazem de especial durante as fases da vida. São os avós que nos fazem pensar de maneira tão sábia por meio das vivências trazidas por eles através dos anos.
Assim, de acordo com Barros (1987), os avós podem ser considerados "socializadores" da maternidade e da paternidade, na medida em que auxiliam e orientam os novos pais a desempenharem as suas funções e adaptarem-se às mudanças proporcionadas pelo nascimento do neto.
Os avós são uma fonte importante de cuidados para as crianças de hoje. Uma avó pode, por exemplo, assumir a responsabilidade pelos cuidados de uma criança por dois dias da semana, dando à sua filha, ou nora, a oportunidade de sair para um trabalho de meio período.
Os avós são verdadeiros tesouros, cheios de sabedoria e experiência. Eles são fontes de amor incondicional, carinho e apoio. São exemplos de vida e têm um papel fundamental na formação de nossa identidade. No Dia dos Avós, é importante expressar todo nosso carinho e gratidão por essas pessoas especiais.
Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Ela ama incondicionalmente e mima os netos. Faz questão de fazer o que agrada cada um e é por causa de todo esse carinho que seu amor ocupa um espaço único no coração de cada neto. Dizem que isso é porque toda avó é sábia, ensina sempre com muito carinho.
De acordo James Rilling, os resultados sugerem que as avós são orientadas a sentir o que seus netos estão sentindo quando interagem com eles, que há um forte sentimento de empatia na relação deles. Rilling disse que “se o neto está sorrindo, elas estão sentindo a alegria do filho.
Os genes estão localizados em estruturas chamadas cromossomos, e os seres humanos normalmente têm 23 pares de cromossomos. Nós herdamos um cromossomo de cada par (e os genes contidos em cada cromossomo) de nossa mãe e um do nosso pai.
Ser avô ou avó pela primeira vez é uma experiência emocionante e gratificante, uma oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de uma pessoa sob uma nova perspectiva, trazendo consigo toda a sabedoria acumulada ao longo dos anos.
Quais são os direitos da avó materna e direito dos avós paternos? Direitos da avó materna: As avós maternas geralmente têm o direito de solicitar visitação ou guarda dos netos em situações específicas, como quando os pais são divorciados, separados ou em casos de óbito de um dos pais.