Qual é o paradigma da educação inclusiva?

A educação inclusiva propõe que todas as pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência sejam matriculadas na escola regular, baseando-se no princípio de uma educação para todos.
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Quais são os paradigmas da educação inclusiva?

Para traçar essa realidade, foi explanado os paradigmas históricos que implicaram nas atitudes sociais, com as pessoas com deficiência. Esses paradigmas são a exclusão, segregação, integração e a inclusão.
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Qual é o paradigma da inclusão?

O paradigma da inclusão afirma que as pessoas com deficiência devem participar de cada uma das esferas da vida humana, independentemente de suas especificidades físicas, intelectuais, sensoriais, etc.
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Quais são os 4 paradigmas?

As formas de atuação com as pessoas com deficiência refletem a estrutura econômica, social e política da sociedade. São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão.
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Qual evento marcou o paradigma da educação inclusiva?

Segundo Mitller (2003), o marco histórico da inclusão foi em junho de 1994, com a Declaração da Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, assinado por 92 países.
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Cordas- Cuerdas/Dublado Português

Qual foi o marco da educação inclusiva no Brasil?

No Brasil, as principais mudanças foram decorrentes da publicação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, feita pelas Nações Unidas (ONU) em 2006. Inspirado nesse documento, o Ministério da Educação (MEC) lançou, em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
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Qual é a concepção de educação inclusiva?

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.
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Quais são os princípios fundamentais da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
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Quais são os paradigmas educacionais?

Assim, identificam-se três abordagens que atendem as exigências de paradigmas inovadores e da sociedade contemporânea: abordagem progressiva, ensino com pesquisa e visão sistêmica.
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Quais são os 4 paradigmas da assistência às pessoas com deficiência?

1 - Visão histórica; v. 2: Deficiência no contexto escolar; v. 3: Sensibilização e convivência; v. 4: Construindo a escola inclusiva.
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Quais são os 4 processos da inclusão?

Por isso, quanto ao tratamento que a humanidade dá às pessoas com deficiência, dividimos a história da inclusão social em 4 fases.
  • Fase de extermínio. ...
  • Fase de segregação. ...
  • Fase de integração. ...
  • Fase de inclusão. ...
  • Fase pré-científica. ...
  • Fase científica. ...
  • Constituição Federal de 1988. ...
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
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Como se iniciou a educação inclusiva?

Tem-se a Declaração de Salamanca (1994) como marco e início da caminhada para a Educação Inclusiva. A inclusão é um processo educacional através do qual todos os alunos, incluído, com deficiência, devem ser educados juntos, com o apoio necessário, na idade adequada e em escola de ensino regular.
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Quais são as fases históricas da educação inclusiva no Brasil?

Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destaca- mos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e “fase da inclusão total”.
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O que é o paradigma da inclusão?

“o processo mediante o qual os sistemas gerais da sociedade, tais como o meio físico, a habitação e o transporte, os serviços sociais e de saúde, as oportunidades de educação e de trabalho, e a vida cultural e social, incluídas as instalações esportivas e de recreação, são feitos acessíveis para todos.
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O que Paulo Freire fala sobre a educação inclusiva?

Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
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O que diz Vygotsky sobre a educação inclusiva?

Vygotsky em sua trajetória de estudo sempre ressaltava a inclusão de qualquer ser que tem alguma deficiência. Vygotsky nos deixou um importante legado referente às formas como as aprendizagens ocorrem, as quais devem contribuir para o desenvolvimento do sujeito, através das relações sociais.
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Quais são os três paradigmas da educação especial?

Diversidade, Educação e Sociedade Inclusiva.
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Qual é o novo paradigma da educação?

O que se chama de novos paradigmas da educação diz respeito a muito mais do que o EAD, mas dialoga com as maneiras de engajar o aluno em sala de aula, instrumentalizando as novas tecnologias para despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e o desejo de aprender.
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O que é um paradigma na educação?

Paradigmas são, portanto, um conjunto de conceitos interrelacionados de tal forma a ponto de proporcionar referenciais que permitem observar, compreender determinado problema em suas características básicas: o quê, como, o que se pretende observar e orientar possíveis soluções.
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Quais são os 4 pilares da educação inclusiva?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.
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Qual a metodologia da educação inclusiva?

Educação inclusiva é conhecer os alunos, tratá-los sem preconceitos e com de maneira inclusiva, ou seja, possibilitando que possam participar das aulas em equidade de condições, com os demais.
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Qual é o principal objetivo da educação inclusiva?

O objetivo da educação inclusiva é fornecer suporte para que todos desenvolvam suas habilidades. Como outras modalidades de ensino, é objetivo da educação inclusiva a preparação para a vida pós-escolar ou profissional.
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O que diz Piaget sobre a educação inclusiva?

Partindo dessas premissas, o autor Piaget também possui significativa influência na inclusão escolar, sua teoria traz conceitos sobre o desenvolvimento afetivo e o funcionamento da inteligência que impacta diretamente na educação inclusiva, uma vez que, “a afetividade é a fonte de energia de que a cognição se utiliza ...
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Quais são os principais fundamentos da educação inclusiva?

Os fundamentos filosóficos:

Não importam as diferenças, não importam as deficiências: o ser humano tem direito de viver e conviver com outros seres humanos, sem discriminação e sem segregações odiosas. E quanto mais “diferente” o ser humano, quanto mais deficiências ele tem, mais esse direito se impõe.
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O que diz o MEC sobre a educação inclusiva?

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.
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