O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.
PARALELOS E MERIDIANOS - GEOBRASIL {PROF. RODRIGO RODRIGUES}
Quantos paralelos existem no total?
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo em dois hemisférios: Leste e Oeste.
Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 33° Norte passa pela: Argélia, Tunísia, Líbia, Israel, Síria, Jordânia, Iraque, Irão, Afeganistão Paquistão, Índia, China, Japão, Estados Unidos da América, Portugal e Marrocos.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.
O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.
O Paralelo 38 foi estabelecido por Estados Unidos e União Soviética durante a Conferência de Potsdam. Essa divisão seguiu um padrão entre as duas nações e criou zonas de influência dos dois países na Europa e Ásia.
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
O paralelo mais extenso é o Equador, localizado a uma latitude de 0°. O Equador circunda a Terra exatamente no meio, dividindo-a em dois hemisférios: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Ele estende-se por aproximadamente 40.075 quilômetros, formando uma linha imaginária ao redor do planeta.
Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os! A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.