O past participle é uma forma verbal no passado que faz parte de tempos verbais como o past perfect e o present perfect. Ele também serve como adjetivo ao tratarmos do estado ou da condição de alguma coisa ou de alguém.
O uso do verbo gone traz uma ideia de continuidade da ação, e também pode ser utilizado quando alguém muda em definitivo para outro local, como: I need to accept that he's gone. – Eu tenho que aceitar que ele se foi. My aunt has gone to Madrid and she'll live there now.
Independentemente da pessoa, em inglês usamos WENT sempre que nos referirmos ao verbo IR no passado. Note que sempre fica implícita a ideia de movimento. Como você deve ter notado, WAS e WENT podem ser traduzidos por “fui” e “foi”.
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.
Particípio... Sim, uma das formas nominais terminadas em “ADO” e “IDO” e que expressa um sentido, uma ideia de uma ação já transcorrida. Dessa forma, lido, ouvido, falado, escutado, estudado, corrido, enfim...
Have e have been são peças centrais do quebra-cabeça do inglês, por assim dizer. São vocábulos que aparecem o tempo inteiro. Em qualquer texto ou diálogo, você verá, mais cedo ou mais tarde, uma frase do tipo I have gone (eu fui) ou I have been going (eu tenho ido).
Quando usar Have Been? O have been é uma forma do verbo to be e é frequentemente usado com o gerúndio para indicar uma ação que começou no passado e continua no presente. Isso é conhecido como Present Perfect Continuous.