Penelope é um género de aves craciformes, que contém quinze espécies. O grupo é encontrado na América Central e América do Sul, onde habita zonas de florestas. No Brasil, recebem o nome popular de jacu ou cujá; nos Estados Unidos da América de guans, e nos países de língua espanhola, de pava.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
O jacuguaçu é uma ave galliforme da família Cracidae. Também conhecido como jacu-velho (Rio Grande do Sul), jacuaçu, jacu e jacupixuna. O desmatamento e a caça indiscriminada reduziram drasticamente a população dessa espécie.
Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir até 85 cm de comprimento. Sua plumagem é verde-bronze bem escura escamada, sendo o manto, pescoço e peito estriados de branco e as pernas negras. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea.
O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo. Por isso, passa boa parte do tempo no chão e é conhecida pelo seu canto alto e penetrante.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
Exibe coloração verde-bronze bem escuro, com o alto da cabeça esbranquiçado. Apresenta dimorfismo sexual. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Apresenta um sinal de excitação que se caracteriza por abrir e fechar a cauda.
Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes.
Uma opção ainda é pendurar CDs ou fitas brilhantes, em linhas instaladas em paralelo aos canteiros. O reflexo do sol nos materiais, que se movimentam por causa do vento, afasta as aves. Também tem o mesmo efeito amarrar as fitas em estacas de plástico, ou de madeira, fixadas entre as plantas e por toda a horta.
O jacu (Penelope jacquacu) tem entre 76 e 81 centímetros de comprimento. O macho chega a pesar 1,6 quilos e a fêmea, 1, 4 quilos. Ele ocorre em vários países da América do Sul: além do Brasil, ele aparece também na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo. Por isso, passa boa parte do tempo no chão e é conhecida pelo seu canto alto e penetrante.
A nidificação ocorre em ninhos construídos na copa das árvores, em ramos ou em galhos sobre a água – podendo também fazer ninhos em rochas no interior da floresta. A fêmea põe ovos brancos e lisos, incubando-os por cerca de 28 dias.
O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
No Brasil, esse nome é dado a sete espécies diferentes! Em comum, estes animais possuem detalhes brancos nas penas e uma barbela vermelha. O Jacu é ameaçado por conta do tráfico de animais silvestres e, por isso, é necessário que haja o monitoramento e a proteção desse animal.
O filhote de jacu possui a íris cinza-clara e com duas semanas de vida essa íris se torna marrom- escura, permanecendo assim até a vida adulta. Outra característica da espécie nessa fase é o bico alaranjado, podendo em alguns indivíduos variar para a cor rosa.