Ele é mais conhecido por sua teoria metafísica da monadologia, que postula que o universo é composto de substâncias simples chamadas mônadas. Cada mônada, segundo Leibniz, é uma entidade única e indivisível que reflete o universo inteiro de sua própria perspectiva.
Leibniz professa que a vontade se identifica com aquela energia viva e ativa que forma a substância de todo o ser organizado, constituindo sua individualidade. O ser moral depende do ser racional, escolhendo os melhores fins para atingir-se a perfeição e a felicidade.
Leibniz afirmava que o Universo tinha de ser imperfeito, para poder ser distinto de Deus. Também afirmava que era o melhor Universo possível, sem ser perfeito. Em 1714 Leibniz escreveu Monadologia que sintetizava as idéias de Théodicée.
Por um lado, Leibniz sempre defendeu a máxima racionalidade de todos os fatos, o que acaba por indicar que todos estes estão absolutamente predeterminados.
Leibniz concebe Deus como um ser absolutamente positivo. Substância absoluta com infinitos atributos, cada um dos quais inteligível por si e integralmente positivos. Um ser que encerre um máximo de realidade e perfeição, que não envolva nenhuma negação, nada de limitado, um ser do qual nada de positivo pode ser negado.
Um mal é, para Leibniz, a raiz do outro. O mal metafísico é a raiz do Mal Moral. É por ser imperfeito que o homem se deixa envolver pelo confuso. O Mal Físico é entendido por Leibniz como consequência do mal moral, seja porque está vinculado à limitação original, seja porque é punição do pecado (moral).
Mônada ou mónada é um conceito-chave na filosofia de Leibniz. No sistema filosófico deste autor, significa substância "simples' - do grego μονάς, μόνος, que se traduz por "único", "simples". Como tal, faz parte dos compostos, sendo ela própria sem partes e portanto, indissolúvel e indestrutível.
Keill como newtoniano considerou Newton como o verdadeiro inventor e que tal podia ser comprovado lendo as cartas publicadas por Wallis. Keill acusou Leibniz de publicar o método de Newton com outro nome e notação distinta.
Para Leibniz, uma preocupação central adicional é a questão de conciliar a liberdade humana (de fato, a própria liberdade de Deus) com o determinismo inerente à sua própria teoria do universo.
A Teodiceia de Leibniz é uma compreensão e elaboração de uma sucessão de temáticas e concepções que tem por objetivo unir Fé e Razão, permitindo um acordo entre as ideias modernas e a tradição.
Gottfried Willhelm Leibniz (1646-1716) foi um pensador alemão que se debruçou sobre diversas áreas: matemática, física, lógica, filosofia, direito, música…
De arte combinatória, sua tese de doutorado de 1666, propunha criar uma espécie de método geral do raciocínio, através de uma combinação de elementos básicos tais como números, letras, sons e cores.
O racionalista Leibniz formulou um princípio fundamental para o desenvolvimento da ciência que explica por que nunca paramos de buscar respostas para as questões existenciais. É chamado de o Princípio da Razão Suficiente, formulado pelo filósofo-matemático no século 17: 1. Segundo o princípio, há explicação para tudo.
Segundo Leibniz, o universo consiste apenas de mônadas, e estas consis- tem apenas de percepções. Dentre os tipos distintos de mônada, um ele chama de “alma racional” (Leibniz, 1974 [1714], p. 66), de modo que é de supor-se que percepções ou ideias de relações pertençam somente a tais mônadas.
61) é aos gregos que se deve a idéia que dá sustentação ao Cálculo: Geralmente se diz que o Cálculo foi inventado por Issac Newton (1642-1727) e por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) durante a década de 1665-1675, mas isso não é inteiramente verdadeiro.
É considerado uma figura central na história da matemática e na história da filosofia. Leibniz foi um polímata (pessoa que tem conhecimento em várias áreas), filósofo, físico e matemático, além de ter contribuído para outras áreas tais como biologia, medicina, geologia, psicologia, linguística e informática.
Leibniz aperfeiçoou a máquina de calcular inventada por Blaise Pascal, tornando-a capaz de multiplicar e dividir; estabeleceu os fundamentos do cálculo integral e do cálculo diferencial, trabalhando independentemente de Newton; fundou a dinâmica, uma área das ciências mecânicas; trabalhou em dispositivos mecânicos como ...
E o que vem a ser uma mônada? Em algumas tradições significa “ser supremo” equivalente ao “Deus verdadeiro”. Noutras, é chamada de “presença do eu sou”; noutras, ainda “é uma energia vertida por Deus para habitar o universo criado por Ele”.
Então, inicialmente a Monada se desdobra em 12 seres ou 12 partes de si mesma. Essas primeiras 12 partes são o chamado Eu Superior ou Super Alma. Cada um desses 12 pedaços se dividem em mais 12, que chamamos de Alma e que conseguem encarnar.
Teodiceia é a tentativa de justificar Deus, tanto a sua existência como atributos (sobretudo bondade e onipotência), diante dos males presentes no mundo. A principal finalidade deste trabalho é apresentar a relevância da solução proposta por Gordon Clark para o debate contemporâneo e contínuo sobre o problema do mal.
O termo Teodicéia foi cunhado por Leibniz para a justificação de Deus, ou se- ja, o estudo da bondade divina, da liberdade do homem e da origem do mal. 6. Teologia Dogmática. Explicação metódica e científica destinada a conhecer e refletir sobre Deus, a partir dos dados da revelação historicamente ocorrida.