Já o peso depende de onde o objeto é medido: uma pessoa de 80 kg na Terra e peso de 784,8 Newtons terá, na Lua, apenas 129,6 N, ou seja, 16,5% do seu peso.
Na Terra, a aceleração gravitacional ( g Terra g_{\text{Terra}} gTerra) é 9,8 m/s², e na Lua ( g Lua g_{\text{Lua}} gLua) é 1,6 m/s². Portanto, o peso de uma pessoa de 80 kg na Lua seria 128 newtons.
A força responsável por atrair os corpos para o centro da Terra é a força peso, já que aparece em decorrência da atração gravitacional entre corpos que têm massa. Uma pessoa de 80 kg possui um peso de 600 N em um planeta A.
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua.
Por exemplo: um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N.
Ela também é perceptível em situações bem triviais. "Quando você acorda, para sair da cama você precisa exercer uma força de 1 G para se levantar. Isso porque a força-peso do seu corpo é o resultado do produto da sua massa, por exemplo, 70 kg, pela aceleração da gravidade [9,81 m/s2].
Como a Lua tem cerca de 1/49 da massa da Terra, terá gravidade menor. "Um bebê, por exemplo, que pesa na Terra cerca de 70 newtons (unidade de peso), pesará na Lua cerca de 11 newtons."
Embora a Lua tenha gravidade, ela é de apenas 1,63 m/s², correspondendo a cerca de 16,6% dos 9,8 m/s² da Terra. Alternativamente, podemos dizer que para cada 1 quilograma de massa, a gravidade da Terra nos puxa para baixo com uma força de 9,8 newtons, enquanto na Lua o puxão tem força de apenas 1,63 newtons.
Vamos calcular o “peso” ideal de um homem de 1,80m. Sabemos que 1,80m equivale a 180 centímetros. Utilizando a formula de Lorentz: O “peso” ideal de um homem que tem 1,80m de altura é 72,5 Kg.
A força peso só pode ser quantificada na superfície terrestre pois é a força com que a Terra atrai um corpo, na lua ou em outros planetas não há a existência dessa força portanto não há peso.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
a massa é a mesma é 4 vezes 9,8 peso na terra. se nós fizermos essa multiplicação faço em casa. vai dar 39,2 1000. aí está então o peso na terra e o peso na lua.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
A força-g vertical acontece quando a aeronave se desloca em posição totalmente erecta, tanto a subir como a descer. Isto causa uma variação significativa na pressão sanguínea ao longo do corpo, o qual só tolera um certo limite. Caso esse limite seja ultrapassado, o indivíduo irá perder a consciência.
1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
O famoso e temido “teste da centrífuga” foi completado com sucesso por um piloto nesta semana. Ele se submeteu à força 9G por quatro vezes durante 1m30s – significa que o homem suportou até nove vezes o peso de seu próprio corpo sem desmaiar.
(Mackenzie-SP) Quando o astronauta Neil Armstrong desceu do módulo lunar e pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, a sua massa total, incluindo seu corpo, trajes especiais e equipamento de sobrevivência, era de aproximadamente 300 kg.
Resposta: Na frase "Eu peso 70 kg, estou acima do peso ideal que é 65kg", é comum darmos o nome de peso à medida que apresenta quando subimos à balança. Este argumento está totalmente errado pois não se pode relacionar o peso com a massa de um corpo.