Normalmente, o valor do pH do arroz está na faixa de 6 a 7 pH, embora possa variar conforme o tipo. Por exemplo, o arroz branco tem um pH de 6 a 6,7, o arroz integral tem um pH de 6,2 a 6,7 e o arroz selvagem tem um pH de 6 a 6,4. O teor inorgânico do arroz também pode contribuir para o valor do seu pH.
O pH do arroz deve ser monitorado a cada preparo, com registros de cada monitoramento, seguindo as regras estabelecidas pela portaria, não podendo ultrapassar o limite de 4,5 pH.
MORI [16] também encontrou diminuição no pH de feijões carioca, de 6,73 para 6,41; e preto, de 6,6 para 6,35, armazenados a 40°C e 75% de UR por 40 dias.
Um medidor de pH para arroz de sushi é um dispositivo analítico que mede a acidez do arroz de sushi com precisão. Consiste em um medidor de bancada e um eletrodo para medir o pH de uma amostra.
Alimentos com valores de pH em torno do neutro (entre 6,5 e 7,5) são mais favoráveis para o crescimento da maioria dos microrganismos. - Alimentos muito ácidos, que possuem pH inferior a 4. De modo geral, os bolores e as leveduras possuem maior tolerância a pH mais baixo do que as bactérias.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.
Fonte de minerais como ferro e potássio. Contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B. Tem baixos índices de gordura e colesterol. É composto por mais de 70% de carboidrato, por isso é fonte de energia.
O pH médio da massa fresca, para todas as quatro formulações de pães de forma avaliadas, variou de 5,64 a 6,99, tendo sido verificada elevação do mesmo com o aumento na concentração de carbonato de cálcio.
"PRODUTO DE MACARRÃO".. Produto de macarrão estável na prateleira de umidade total tendo um pH de 3,7 a 4,5 e compreendendo um macarrão cozido ou pré-cozido tendo um teor de matéria seca de 30 a a 45% em peso, um ácido e um óleo.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
A acidificação é um método comum para controlar o pH de alimentos. Isso pode ser feito através da adição de ácidos orgânicos como ácido cítrico, ácido acético ou ácido láctico. Além disso, a fermentação também pode ser usada para acidificar os alimentos.
De acordo com a classificação do pH da água das chuvas em normal (igual ou maior que 5,6), levemente ácido (de 5 a 5,6) e ácido (menor que 5), o pH mensal oscilou entre ácido e normal (Tabela 1), o que indica grande variabilidade no período de estudo.
Mas, quando essas variáveis não afetam, a água da torneira costuma estar dentro do padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, com um pH em torno de 6 e 7 (neutro).