Os vapes têm conquistado a atenção de muitos como uma possível alternativa menos prejudicial ao tabagismo convencional. Entretanto, ainda não existem estudos que comprovem que seja uma opção menos prejudicial quando comparado ao cigarro.
O estudo inicial, promovido com base nos dados de 200 fumantes de cigarros eletrônicos, detectou que os níveis de nicotina presentes nesses usuários são de três a seis vezes maiores em relação aos fumantes de cigarros convencionais.
1. O cigarro eletrônico é menos tóxico que o cigarro convencional? Sim, o cigarro convencional apresenta mais de 40.000 substâncias tóxicas e pelo menos 70 delas sabidamente cancerígenas. O cigarro eletrônico, por ora, não apresenta todos esses elementos.
Um estudo do Hospital das Clínicas da USP mostrou que o cigarro tradicional tem um limite de 1 mg da substância no Brasil, enquanto os eletrônicos chegam a 57 mg por ml. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), um único vape equivale a um maço com 20 cigarros.
A inalação das substâncias utilizadas no cigarro eletrônico é capaz de irritar diversos órgãos do sistema respiratório. Consequentemente, pode aumentar o risco de desenvolver doenças nesse local. Inclusive, uma delas não era sequer conhecida até alguns anos atrás.
CIGARRO ELETRÔNICO X CIGARRO NORMAL: FAZ MAL OU NÃO?
Faz mal fumar pod de vez em quando?
A recomendação a se seguir é não usar nenhum deles em hipótese alguma! Portanto, sim, o cigarro eletrônico faz mesmo mal à saúde, podendo ter efeitos ainda mais graves que o cigarro comum no organismo de seus usuários. Com ou sem fumaça, fumar é comprovadamente um ato danoso ao corpo humano.
Este pod descartável oferece até 8.000 puffs, ou seja, ele é o equivalente a 7 maços de cigarros convencionais, sem a necessidade de recarga ou manutenção.
Além de design inovador, chic e minimalista ele também tem sido uma das principais escolhas para quem está fazendo a transição do cigarro tradicional para o cigarro eletrônico, oferecendo até 5000 vaporizações por dispositivo, equivalente a aproximadamente 7 maços de cigarros (20 cigarros por maço).
Cada vez que você pressionar o frasco, irá disparar um puff - equivale a um jato. Ou seja, a médica passou 3 jatos. Lembrando que antes de aplicar cada jato, deve-se sacudir o frasco.
Pod Descartável BC 4000 - Elf Bar. Para começar nossa lista de pod descartável, daremos destaque em primeiro lugar ao famoso BC 4000 da marca Elf Bar. Qualidade em primeiro lugar é o ponto forte da Elf Bar e com isso em mente, não poderia diferir com os seus dispositivos.
Muita gente tem dúvida se é possível “fumar” o pod sem tragar. Sim, é possível apenas inalar o vapor, sem levá-lo direto aos pulmões, mas isso vai depender de cada usuário. Os pods oferecem uma experiência mais próxima ao ato de tragar um cigarro, com o sistema MTL (Mouth to lung).
A inalação dessas substâncias pode causar uma série de problemas pulmonares, incluindo inflamação dos tecidos pulmonares, danos aos alvéolos e aumento do risco de desenvolver condições respiratórias agudas e crônicas.
Portanto, a ideia de que os vapes poderiam ser “menos prejudiciais” à saúde do que o cigarro convencional e até mesmo ser utilizado para auxiliar no processo de parar de fumar é um mito, mesmo na ausência de nicotina em sua composição.
O cigarro eletrônico tem a nicotina em forma de sal, isso entrega mais nicotina e, por isso, tem um potencial muito mais viciante que o cigarro normal. Os relatos são de pessoas que começam com algumas baforadas e perdem o controle sobre o uso.
De acordo com John, os resultados parecem mostrar claramente que o álcool pode causar morte prematura com mais frequência do que o fumo. "Casos de morte relacionados ao tabagismo são mais devidos a cancros que ocorrem mais tarde na vida.
Longa Duração: Com até 8000 puffs, este pod descartável foi projetado para durar cerca de 10 dias, dependendo do uso. Variedade de Sabores: Desfrute de mais de 80 aromas frescos, garantindo uma experiência de vaping única a cada sopro.
Em média, cada cigarro tem um pouco menos de 1 mg de nicotina. Uma vez que um “pod” tem 1,3 ml, nesta concentração de 5% temos 3 maços de cigarro em quantidade de nicotina.
“Cada pod do cigarro eletrônico no formato de pen drive contêm 0,7 mililitro (ml) de e-líquido com nicotina, possibilitando 200 tragadas, similar, portanto, ao número de tragadas de um fumante de 20 cigarros convencionais. Ou seja, pode-se afirmar que vaporizar um pen drive equivale a fumar 20 cigarros (um maço).”
A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009. Recentemente o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar foi atualizado e foi mantida a proibição, já vigente desde 2009.
Tem pessoas que vão começar fumando mais e outros menos; uns conseguem manter [uma média de] dois, três cigarros por dia e outros vão aumentando. Quanto tempo isso demora para desenvolver dependência é muito comportamental: varia ao que ela associa na vida, nível de estresse, motivos que levam a fumar.