Chegamos ao último planeta em nossa viagem cósmica: Netuno, o planeta azul. A distância média entre a Terra e Netuno varia de aproximadamente 4,3 bilhões de quilômetros a cerca de 4,5 bilhões de quilômetros, à medida que ambos os planetas continuam suas órbitas em torno do Sol.
Qual é o nome do planeta que fica mais perto do Sol?
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.
- Netuno só pode ser visto através de telescópios. - Uma viagem da Terra a Netuno levaria no mínimo 3.590 dias, o equivalente a 9 anos e 8 meses terrestres.
Júpiter é aproximadamente 10 vezes maior do que o planeta Terra. Esse gigante gasoso tem 142,9 mil quilômetros de diâmetro, além de quase 2 x 1027 kg de massa.
1 HORA ATRÁS: Telescópio James Webb detecta uma estrutura que não deveria existir
Qual o menor planeta?
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
As chuvas de diamantes foram descobertas a partir de constatações sobre os planetas Urano e Netuno. Cientistas já sabiam do que eles eram feitos: metano, água e amônia.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
Segundo a teoria, pode haver cerca de 1.321 planetas como o nosso. Se aplicássemos esta equação errada, teríamos 2.642 dias de voo, o que equivale a mais de sete anos de viagens constantes para a superfície de Júpiter.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
Vênus, por sua vez, destaca-se como o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, criando um efeito estufa sufocante. As temperaturas na superfície venusiana podem atingir impressionantes 465 graus celsius, superando até mesmo Mercúrio.
O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços. Ele, ou melhor, o Sistema Solar todo, ficam girando ao redor do núcleo e, apesar de não sentirmos, vamos a uma alta velocidade de 230 km/s. São 230 milhões de anos para completar um ano galáctico, ou seja, uma volta completa.
São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".
NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.
Mais um planeta parecido com a Terra foi encontrado. Chamado LTT 1445 Ac, o exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha a apenas 22 anos-luz de nós, e foi confirmado como o mundo mais próximo do Sistema Solar. Além de ser rochoso, seu tamanho é semelhante ao da Terra.
Morar na Lua, assim como os seres humanos vivem na Terra, é praticamente impossível. A atmosfera lunar não suporta qualquer tipo de vida, sem contar que as temperaturas são extremas, muito frias ou muito quentes.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
Em Marte o dióxido de carbono, ou gelo seco, desce como neve. Júpiter tornou-se conhecido por sua chuva de hélio e granizo “cogumelo” de amônia e chuva de metano em Titã. Chuvas constantes de diamantes minúsculos e brilhantes podem cair sobre Netuno.
A atmosfera de Plutão é uma tênue camada de gases ao redor do planeta anão. Ela consiste principalmente de nitrogênio (N2), com quantidades menores de metano (CH4) e monóxido de carbono (CO), nos quais, todos esses são vaporizados a partir das camadas de gelo na superfície de Plutão.
O único lugar onde chove água é na Terra, então qual é a composição das gotas de chuva no resto dos corpos celestes? Em uma das luas de Saturno, Titã, chove metano.
O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.
E o Kelt-9b é um dos planetas que existe nas condições mais adversas já vistas pelos astrônomos. Ele possui temperaturas na casa dos 4.327 ºC, o que para efeito de comparação é quase dez vezes mais alto que as temperaturas encontradas em Vênus, o planeta mais quente de nosso Sistema Solar.
O maior organismo do mundo não é a baleia azul, muito menos a sequoia gigante. O fungo Armillaria ostoyae, também conhecido como cogumelo-do-mel, é o dono do posto e ocupa uma área de cerca de 9 km² na Floresta Nacional Malheur, nos EUA.