Mercúrio é o planeta mais próximo não apenas da Terra, mas também de todos os outros planetas do sistema solar. Em média, Mercúrio está mais próximo da Terra do que Vênus porque orbita o Sol mais próximo.
Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”. Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa. A seguir, saiba mais sobre o planeta.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar.
Última atualização em 21 de agosto de 2024 às 12h50. A NASA está monitorando um objeto celeste misterioso que atravessa a Via Láctea a uma velocidade impressionante de mais de 1,6 milhão de quilômetros por hora.
Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste. Saturno também estará visível nesse horário, aproximadamente na mesma direção. Jupiter nasce à 01h30m no horizonte leste.
Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".
Resumindo, Mercúrio, o planeta mais próximo da Terra, é muito mais do que apenas um vizinho no espaço. A sua história geológica, condições meteorológicas extremas e mistérios não resolvidos fazem dele um destino intrigante para a exploração espacial e uma fonte contínua de inspiração para a ciência e a cultura.
O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.
Júpiter estará de volta de forma no final de 2024, aparecendo 60° acima do horizonte quando estiver na direção sul e fazendo oposição dia 7 de dezembro. Marte e Vênus também voltaram à cena no final do ano, Vênus no céu noturno, enquanto Marte se dirige à oposição em janeiro de 2025.
Marte, o planeta vermelho, surge bem alto no céu no começo da noite, na constelação de Libra, podendo ser observado até às 2h da madrugada. Ele está bem brilhante, embora não tanto quanto Júpiter. Bem perto de Marte, encontramos o planeta Saturno, na constelação do Serpentário.
Vênus, por sua vez, destaca-se como o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, criando um efeito estufa sufocante.
Planeta Mercúrio. Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol. Ouça o texto abaixo! Mercúrio é considerado o menor planeta do Sistema Solar desde o rebaixamento de Plutão a planeta anão.
Entre as muitas estruturas astronômicas impressionantes que povoam o cosmos, a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis se destaca como uma das mais imponentes e enigmáticas e como a maior coisa que existe no universo.
Em 2024, fenômenos astronômicos incríveis como o "cometa do século", chuvas de meteoros e eclipses serão visíveis. O cometa C/2023 A3 promete brilhar intensamente em outubro. Superluas, eclipse lunar parcial e solar anular também estão no calendário. Observação em locais escuros é recomendada para melhor visualização.
Em outubro de 2022 a NASA contratou uma equipe de 16 pessoas composta por especialistas científicos, aeronáuticos e em análises de dados a fim de investigar fenômenos anômalos não identificados (UAPs), antes conhecidos como OVNIs.