MERCÚRIO. Rotação: 58,64 dias Embora seja o menor planeta do Sistema Solar, Mercúrio tem um período de rotação longo: leva cerca de 58 dias terrestres para dar uma volta em torno do próprio eixo.
O planeta Mercúrio recebe esse nome em virtude do seu acelerado movimento de translação, o que faz com que ele se mova mais rapidamente no céu do que os demais corpos celestes visíveis.
O primeiro é a velocidade do som: aproximadamente 240 m/s em Marte e cerca de 340 m/s na Terra. Além disso, o som no Planeta Vermelho seria bem mais baixo do que aqui, e sofreria uma atenuação, ou enfraquecimento em determinadas frequências.
Seus planetas apresentam características distintas e são classificados em rochosos e gasosos. Os quatro planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; já os quatro gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles realizam movimentos em torno de si mesmos (rotação) e em torno do Sol (translação).
A rotação da Terra está mais rápida e tem dia mais curto já registrado
Qual é o planeta que gira deitado?
As duas trombadas teriam ocorrido em momentos distintos do processo de nascimento de Urano. “Elas explicariam por que Urano gira deitado”, diz Rodney Gomes, do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, um dos autores do estudo.
Actualmente, a superfície de Marte é hostil à vida tal como a conhecemos. Porém, segundo esta história científica, o planeta poderá em tempos ter alojado uma rica abundância de micróbios.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
E esse empurrãozinho está alinhado com a direção para a qual o nosso grupo de galáxias está viajando: com uma velocidade de 631 km/segundo e se estendendo para distâncias de 20 mil km/segundo ou mais.
Já ouviu falar na "Estrela Dalva"? Embora as pessoas chamem este astro brilhante de "estrela", ele é na realidade o planeta Vênus! Dependendo da época, ele aparece logo após o pôr-do-sol ou pouco antes de ele nascer, ou seja, sempre na alvorada do dia, ou alva, o que levou ao nome de "estrela da alva".
Pouco antes do nascer do Sol, Vênus aparecerá perto da Lua, na mesma direção em que nossa estrela se prepara para iluminar o dia. Se o seu horizonte estiver livre de prédios e árvores, poderá também observar Marte e Mercúrio. A estrela brilhante pertinho da Lua é Antares, uma das mais brilhantes do céu noturno.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Essas marés, na verdade, são “volumes” de água que se estendem em forma elíptica, contra ou a favor da gravidade da Lua. Mas a Terra gira sobre o seu eixo em velocidade muito maior que a órbita da Lua, o que significa que a fricção das bacias oceânicas em movimento no nosso planeta também arrasta a água com ela.
Júpiter é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a Nasa, o corpo tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas combinados e, com isso, é o maior do sistema planetário.
Mais um planeta parecido com a Terra foi encontrado. Chamado LTT 1445 Ac, o exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha a apenas 22 anos-luz de nós, e foi confirmado como o mundo mais próximo do Sistema Solar. Além de ser rochoso, seu tamanho é semelhante ao da Terra.
Carvano destacou duas missões espaciais em 2024 envolvendo a nossa Lua. Uma delas é o Programa Artemis, que consiste no plano da Nasa para voltar à Lua. Essa missão enviará humanos para a Lua pela primeira vez desde 1972, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra.
Enquanto na terra ele representa muito menos de 1% de nossa atmosfera, em Marte, o dióxido de carbono é 96% do ar. Enquanto isso, Marte tem quase nenhum oxigênio; o gás que nos mantém vivos é menos de um décimo de um por cento ar.
Para procurar planetas onde os seres humanos possam viver, a agência espacial norte-americana Nasa usa a Terra como exemplo porque é o único planeta onde se sabe que existe vida biológica (animal, vegetal, fungo, protista e monera) em todo o seu esplendor.
"O tempo é uma substância, um elemento material", afirma o cientista. "No nosso dia a dia, não vemos o espaço-tempo oscilando. Mas a verdade é que o tempo flui diferente, em distintas regiões do Universo, pois ele depende do local, em particular da quantidade de massa ao redor."
Se a Terra girasse mais rápido, várias mudanças significativas ocorreriam. Os dias se tornariam mais curtos, possivelmente perturbando os ritmos circadianos e os processos biológicos dependentes do ciclo de 24 horas.