Plugues e Tomadas. Com a criação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, o nosso mercado passa a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm.
A principal diferença entre o plug europeu e o americano é que o plug para a tomada na Europa geralmente é do tipo C, com dois pinos redondos, enquanto o plug americano é do tipo A, com dois pinos chatos.
Qual tipo escolher? Sem dúvidas, o melhor tipo de plugue para importar para nosso país é o europeu (EU), já que nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, o padrão utilizado nos países da Europa. Esse também era um dos padrões mais comuns por aqui, antes da norma estabelecida por lei federal em 2006.
Qual tipo de plug escolher no AliExpress para o Brasil?
O plug vendido que encaixa no nosso padrão, conforme nomeado no AliExpress, é o da Europa, ou seja, o indicado como EU — que a gente conhece pelos dois pinos redondos, o da esquerda na imagem abaixo. É importante ficar atento ao padrão de tomada para não ter complicações depois. O mais utilizado no Brasil é o europeu.
Esse é o tipo de tomada da europa. Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento.
Qual Plug Escolher? EU - PLUG | CN - PLUG | US - PLUG | UK - PLUG? ATUALIZADO 2022
Qual é o plugue brasileiro?
Com a criação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, o nosso mercado passa a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm.
A tomada padrão UK não é a mesma tomada padrão europeu que encontramos em grande parte do continente. A Inglaterra e demais países do Reino Unido adotam o tipo G, bem diferente dos modelos mais conhecidos. O formato das tomadas é diferente, bem triangular, com três pinos achatados em direções diferentes.
Atualmente, o mais vendido no Brasil é o plug com 3 pinos, que combina perfeitamente com a maioria dos eletrônicos e eletrodomésticos brasileiros. Eles são divididos em A, B, C e N e geralmente, tem 3 ou 2 pinos, sempre em formatos diferentes como chatos ou redondos.
Os Estados Unidos e o Reino Unido compartilham uma profunda herança cultural e histórica. Como o inglês é o idioma principal tanto dos britânicos quanto dos estadunidenses, ambas as nações pertencem à Anglosfera.
O benjamim, ou T é um tipo de adaptador muito usado no brasil. Ele funciona como uma espécie de extensão da tomada, permitindo que até três aparelhos sejam conectados ao mesmo tempo.
Alguns tipos de tomada são usados em mais regiões. Um plug europeu normalmente será um tipo C, enquanto um tipo de plug dos Estados Unidos normalmente será um tipo A.
Existem no mundo 14 tipos de tomada diferentes. O Brasil utiliza o Tipo N, um padrão de três pinos, cujo nome técnico é o NBR 14136. Trata-se de um design compatível com o tipo C, padrão na Europa (exceto Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta).
Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.
O padrão das tomadas na Inglaterra tem três pinos chatos e retangulares, que formam um triângulo – tipo D. Essa tomada passou a ser utilizada no Reino Unido por ser considerada o padrão mais seguro do mundo.
Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.
O padrão de tomada na Inglaterra é o tipo G, modelo de três pinos retangulares em um formato triangular. Além da terra da rainha, ele também é padrão em outros países que fazem parte do Reino Unido, como Irlanda, Malta, Chipre e Cingapura.