Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões). Por vezes há oscilações, como é o caso de ancião, que tem os três plurais: anciãos, anciães e anciões!
APRENDA O PLURAL DE PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO - [Método Fácil]
O quê Chaos?
Seu nome deriva do grego antigo kháos (χάος), que significa "abismo", "vazio" ou "imensidão do espaço", referindo-se ao espaço vazio primordial. O poeta romano Ovídio atribuou a noção de desordem e confusão à divindade Caos.
Arrozes? Sim, esse é o plural de arroz. Segundo a gramática da Língua Portuguesa, palavras terminadas em “z” têm o plural formado com o acréscimo da terminação “es”, como cruzes, luzes, cicatrizes, raízes, narizes, vorazes. A palavra arrozes não foge a essa regra.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Numa linguagem diária e cotidiana, “bocão” e “copão” são aceitos. Mas, temos também essas formas eruditas [do vídeo], que a gente encontra na literatura e em textos formais. São duas linguagens distintas”, afirmou Sérgio Nogueira. “Você falar no seu dia a dia 'copázio' ou 'bocarra' é demais.
Chaos é um terráqueo pequeno, de pele branca e bochechas vermelhas que aparece no manga Dragon Ball e nos animes Dragon Ball e Dragon Ball Z, também fazendo pequenas aparições em Dragon Ball GT e Dragon Ball Super.
Set é uma divindade presente na mitologia egípcia conhecida por ser o deus do caos, da guerra e aquele que trazia a desordem. Foi o assassino do próprio irmão, Osíris. Set era uma divindade egípcia que representava o caos, a desordem e o deserto.