Quando os substantivos forem terminados em -il, temos duas outras regras importantes. Caso sejam oxítonos, perdem o -l e acrescentamos o -s. Vejamos os exemplos: fuzil – fuzis.
Já o vocábulo “fuzil” refere-se a uma “artilharia, arma de cano comprido” (Plural: fuzis). Veja-se a grafia da última sílaba: com “z” e sem acento gráfico. Por fim, é preciso atenção à terminação da flexão de número: “veis” e “zis”.
Já parou para pensar qual o plural de álcool? A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis. Abaixo, confira a explicação!
O correto, nesse caso, é dizer que queimou o FUSÍVEL. Lembre-se de que FUSÍVEL é aquele dispositivo que protege o sistema elétrico, cortando a corrente quando a intensidade dela fica excessiva. Assim, quando acaba a luz, não se esqueça de trocar o FUSÍVEL. O FUZIL é uma arma de fogo, um tipo de espingarda.
É interessante lembrar que o uso dos artigos definidos diante dos antropônimos (nomes próprios de pessoas) é facultativo. Há regiões (países, estados, cidades) que gostam dos artigos e outras não: "casa do Paulo" ou "casa de Paulo"; "livro da Maria" ou "livro de Maria".
Os fuzis podem ser classificados quanto à sua ação: Monotiro (tiro único) ou single shot - a arma precisa ser alimentada diretamente na câmara após cada disparo (ver: Antecarga e Retrocarga); De repetição - a arma é recarregada por esforço muscular do atirador num mecanismo da arma, independente do curso do gatilho.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Arrozes? Sim, esse é o plural de arroz. Segundo a gramática da Língua Portuguesa, palavras terminadas em “z” têm o plural formado com o acréscimo da terminação “es”, como cruzes, luzes, cicatrizes, raízes, narizes, vorazes. A palavra arrozes não foge a essa regra.
Respondendo a @gabriel Respodendo a pergunta de vocês: Qual o plural de ônibus? 🚌🚌 A resposta é simples: o plural de ônibus é ônibus mesmo, ou seja, não muda nada!