O nome veio da junção de duas palavras: motor e hotel. Sempre foi comum as pessoas viajarem longos trajetos de carro até lá. O motel oferecia aos motoristas opções mais baratas, seguras e confortáveis para descansarem à beira da estrada, uma maneira mais express.
O motel surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1920 como uma acomodação de baixo custo e prática para viajantes. Daí, o neologismo que une as palavras "motor" e "hotel". Condensava o american way of life e o acesso ao consumo, ao automóvel e à mobilidade.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.
a) o substantivo é saca-rolhas (com “rolhas” no plural), assim como “lança-chamas”, “quebra-nozes” etc. b) o gênero do substantivo “saca-rolhas” é masculino, portanto o certo seria “eu passo a mão no saca-rolhas”.
Os camareiros e camareiras encontram oportunidades de trabalho em estabelecimentos dedicados à hospedagem e ao turismo, incluindo hotéis, motéis, resorts, pousadas, navios de cruzeiro e alojamentos de férias.
A palavra francesa hostel, que depois se tornou hôtel, foi usada para identificar uma moradia nobre. Por outro lado, a palavra Motel vem do inglês dos Estados Unidos, e significa uma fusão de duas palavras: Motor e Hotel, indicando uma acomodação funcional dedicada aos viajantes ao longo da sua viagem.
Também conhecido como apart-hotel, o flat é um tipo de apartamento pequeno e mobiliado, pronto para morar. No entanto, o prédio oferece serviços de hotelaria, o que aumenta a atratividade, principalmente para quem não vai se mudar de forma definitiva.