Há palavras em que a metafonia acontece somente no plural: caroço – caroços; tijolo – tijolos; posto – postos; jogo – jogos... Há palavras que não sofrem metafonia: bolso – bolsos; acordo – acordos; bolo – bolos; coco – cocos...
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.
2ª) Corrimãos OU corrimões? As duas formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários. Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos. No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em “-ão” é fazer plural em “-ões”.
Mas entre algumas oxítonas, monossílabas ou não, acontece o mesmo: mão –mãos, chão – chãos, grão-grãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar. Portanto, a prática é a melhor maneira de aprendê-los!
Segundo, não, o plural de "Jesus" é "Jesuses" (como "octopuses") - "Jesus" não é um nome latino (na verdade é derivado do nome hebraico "Yeshua"), então não há razão para colocar um final latino nele.
Aqui vai a dica: Quando o nome da cor for uma palavra que também pode designar alguma coisa (substantivo), ela não varia, ou seja, não tem plural. Assim, o correto é CALÇAS CINZA.