O substantivo ar-condicionado tem plural: ares-condicionados, como se compreende. Como plural de ar-condicionado, não podemos usar condicionadores de ar, porque são palavras diferentes.
Ele é um substantivo composto, já que é formado por mais de uma palavra (ar + condicionado). Logo, quando acontece o encontro de um substantivo e de um adjetivo, como é o caso de “ar-condicionado”, ambos devem ir para o plural. Por isso o correto é “ares-condicionados”.
Se o plural de ar-condicionado é ares-condicionados, como devo escrever no plural: aparelhos de ar condicionado ou aparelhos de ares condicionados? A língua é econômica que só. Se um termo dá o recado, nada de gastar dois: aparelhos de ar condicionado, aparelhos de jantar, jogos de xadrez, partidas de futebol.
2. Não gosto de ar condicionado. O ar condicionado faz mal a algumas pessoas. O nome do aparelho tem plural, conforme os novos dicionários brasileiros: é ares-condicionados.
O condicionamento do ar é um sistema que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado. Podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente.
Se você não quer tirar os dois aparelhos de ar-condicionado e substituir por apenas um com a capacidade maior, não tem problema. A atenção principal deve ser a potência dos equipamentos, que somada precisa estar de acordo com a recomendada para aquele ambiente.
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.
O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.
Caso esteja se referindo de fato ao aparelho, que permite refrigerar o ar ambiente e alivia o calorão – e não “calorzão”, como já explicamos por aqui – então a resposta certa é “ar-condicionado”, com hífen.
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Como a expressão “ar condicionado” ou a palavra composta “ar-condicionado” são formadas pelo substantivo “ar” mais o adjectivo “condicionado”, ambos os constituintes devem ir para o plural. É os “ares condicionados” ou os “ares- condicionados” que devemos dizer e escrever.
[ Meteorologia ] Fenómeno atmosférico luminoso, em forma de arco, apresentando as sete cores do espectro solar, e determinado pela refracção e reflexão dos raios solares sobre as nuvens. Plural: arcos-íris. Origem etimológica:arco + íris. Plural: arcos-íris.
Qual é o correto ar-condicionado ou condicionador de ar?
Ar condicionado ou ar-condicionado: como se escreve? Como já foi mencionado, a forma correta de escrever é “ar-condicionado” com hífen. Exemplos: Vou comprar um ar-condicionado para o quarto.
– Ligue o ar-condicionado (pode ser no máximo), e direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. – Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre.
Com PIX, é a mesma coisa. Ocorre, porém, que o uso efetivo da língua portuguesa no Brasil, conforme prevê o Decreto-lei 5182/43 (Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa), indica que - provavelmente só se manterá uma forma aqui: OS PIX. Os dois são corretos: OS PIX ou OS PIXES.
A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis.
Primeiramente, é importante lembrar que as palavras compostas continuam tendo hífen, desde que, quando separadas, cada uma tenha seu significado próprio. Por exemplo, guarda-roupa: tem hífen, pois tanto a palavra guarda quanto a palavra roupa possuem significado sozinhas.
Apenas as palavras "bem-vindo" e "Benvindo" são utilizadas na língua portuguesa. Os termos "bemvindo" e "bem vindo", estão incorretos. Como citado, "bem-vindo" é uma saudação usada para demonstrar gentileza e hospitalidade às pessoas. Já "Benvindo" consiste em um substantivo, nome ou sobrenome de alguém.