nome feminino [ Botânica ] Fruto dessa árvore, grande e esférico, cuja polpa amarelada pode ser cozida, assada, frita ou transformada em farinha. Plural: frutas-pão ou frutas-pães. Origem etimológica:fruta + pão. Plural: frutas-pão ou frutas-pães.
A árvore-do-pão está intimamente relacionada com a fruta-pão-seminífera (Artocarpus camansi), também conhecida como fruta-pão de caroço. É semelhante em aparência ao seu parente do mesmo gênero, a jaca (Artocarpus heterophyllus).
De nome exótico, a fruta-pão é um fruto com elevado valor nutricional que pode auxiliar no combate e prevenção de doença crônicas, como a diabetes. Parente da jaca, ela é versátil e pode ser consumida crua ou em preparações e em receitas cozidas, assadas, fritas, além de servir de base para bolos, entre outras formas.
Conhecida como jaca-do-pobre, ela tem um elevado valor nutricional. Quando chegou ao Brasil, fruto era voltado para o consumo dos escravizados. Também conhecida como jaca-do-pobre, a fruta-pão é parente da jaca e tem um elevado valor nutricional. Ela chegou ao Brasil como um alimento para os escravizados.
Benefícios da FRUTA PÃO que POUCOS CONHECEM e você vai AMAR - Como Comer CERTO e Dicas!
Tem fruta-pão no Brasil?
Atualmente, a fruteira-pão é encontrada em áreas litorâneas, desde o Estado do Pará até o norte do Estado de São Paulo, com maior presença nos estados da Bahia e de Pernam- buco.
Além de seu valor nutricional, a fruta-pão oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo efeitos cardioprotetores, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce, graças ao seu perfil antioxidante.
[ Botânica ] Fruto dessa árvore, grande e esférico, cuja polpa amarelada pode ser cozida, assada, frita ou transformada em farinha. Plural: frutas-pão ou frutas-pães. Origem etimológica:fruta + pão. Plural: frutas-pão ou frutas-pães.
Os frutos da fruta-pão estavam presentes durante a maioria do ano, com picos de abundância no início da época chuvosa (janeiro a março) e na época de estiagem (agosto a outubro), enquanto frutos de jaca estavam presentes com abundância na época chuvosa de 1988 (janeiro a março) e na época de estiagem de 1988 e 1989 ( ...
Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular.
A polpa é branca, farinácea, um pouco esponjosa, aromática e adocicada, com muitas sementes, rica em calorias, carboidratos, água, vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gordura. É uma fruta que tem aproveitamento total além de ter uso na medicina tradicional dos povos.
A fruta-pão geralmente é comercializada em feiras e mercados municipais. Essa fruta pode ser consumida crua, mas também pode ser cozida, frita ou assada, em preparações doces ou salgadas, como pudim, bolo ou ensopados.
As flores da árvore da fruta pão são pequenas e pouco vistosas, agrupadas em inflorescências que surgem diretamente no tronco ou nos ramos da árvore. A fruta pão é o fruto desta árvore.
Cozida e assada, a polpa do fruto pode dar sabor a um doce semelhante à batata-doce e à macaxeira. E já as sementes podem até servir como base no preparo de guisados e ensopados.
A árvore-do-pão ou fruteira-pão (Artocarpus altilis) é uma espécie de planta tropical perene, originária da Nova Guiné e pertencente à família Moraceae. É muito cultivada para alimentação no sul da Índia, Malásia, Indonésia e dezenas de outras ilhas do Pacífico, onde compõem a base alimentar de vários povos.
A fruta-pão é um superalimento para diabéticos. As fibras consomem muita energia para serem digeridas e, portanto, ajudam a controlar o nível de armazenamento de energia, esgotando o conteúdo de açúcar no sangue.
Existem dois tipos de fruta-pão: as com sementes e as sem. O segundo tipo é mais comum. Já as frutas com caroço não possuem polpa, mas, as sementes podem ser consumidas como castanhas ou em forma de farinha.