Por exemplo, irmão porque é irmãos e não irmões ou irmães, limão, mão, cão, etc.? Muito obrigado. Os plurais das palavras em -ão são ditados pelos seus étimos e outras vezes pela analogia, que os arrasta para a desinência -ões, por ser a mais frequente. Irmãos, mãos e outros têm -ãos, originado no latim -anos.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
O substantivo coletivo de filhos é prole. Os substantivos coletivos são os substantivos simples que mesmo estando no singular são capazes de representar um conjunto de seres e objetos, que podem ser da mesma espécie ou não.
Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).
Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.
Mas entre algumas oxítonas, monossílabas ou não, acontece o mesmo: mão –mãos, chão – chãos, grão-grãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar. Portanto, a prática é a melhor maneira de aprendê-los!
Usarmos progenitores para significar o conjunto pai/mãe pode conduzir a interpretação errada, porque progenitores, embora apareça às vezes para significar o conjunto pai/mãe, o que é certo é que o significado verdadeiro é o de avós ou de antepassados.
O coletivo de cobras pode ser definido como “ninhada” ou “ninho”. E a explicação para esse nome é bastante simples. As cobras, por natureza, são animais solitários. As poucas ocasiões em que é possível encontrar grupos reunidos é durante o acasalamento ou quando a fêmea está incubando seus ovos.
O nome colectivo de leão é alcatéia, segundo o Dicionário Houaiss (versão Português do Brasil). Ora alcateia (grafia do Português europeu), por extensão de sentido, é uma «manada de quaisquer outros animais ferozes» segundo o mesmo dicionário.