A cilada se esconde no presente do indicativo. A 3ª pessoa do singular termina em ê. A 3ª do plural dobra o e. Assim: ele lê, eles leem; ele crê, eles creem; ele vê, eles veem; ele dê, eles deem.
A forma lerempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de ler] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de ler] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.
A forma leiapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de ler] , [terceira pessoa singular do imperativo de ler] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de ler] .
"Ao léu" é utilizado para dizer quando alguém está ocioso, está ao léu, ou seja, sem fazer nada, sem afazeres ou tarefas importantes. Ao léu também é utilizado no sentido de sem cobertura, ao ar livre, sem chapéu, nu, ao vento, deixado a descoberto. Ao léu também usa-se com léu no sentido de oportunidade, ensejo.
Diante de preposições, usamos o verbo ler no infinitivo. Os bons leitores sabem ler ou ler bem, sabem. É um verbo. Diante de verbos e preposições, utilizamos o verbo ler no infinitivo.
Moacir Gadotti diz: “ler é ver o que está escrito, interpretar por meio da leitura, decifrar, compreender o que está escondido por um sinal exterior, descobrir, tomar conhecimento do texto da leitura. Todas estas definições, finalmente, implicam na existência de um leitor, de um código e de um autor”.
Ler vem do verbo latino legere que tem a mesma raiz indo-europeia do verbo grego legein, do qual se originou o substantivo logos. Logos é verbo, palavra, ação, manifestação, linguagem, escrita, fala, silêncio, caminho, sentido.
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.
Diante de preposições, utilizamos o verbo ler no infinitivo. Então eles começam a ler. Professor rison le ou lê bem. Nesse caso, o sujeito que é o professor rison está sozinho.
A forma verbal “lê” refere-se ao presente do indicativo (leio, lês, lê), e nesse caso deve-se usar o infinitivo, LER (Não paro de LER a carta que você me mandou).