Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).
A palavra papais corresponde ao plural de papai e pode designar informalmente, no português do Brasil, quer mais do que um progenitor masculino (ex.: as crianças estavam com os papais e as mamães), quer um ou mais casais de pai e mãe (ex.: as crianças vieram com os papais).
O correto é “mamões”. “Esse termo segue a regra de formação do plural em '-ões', que é a mais comum em palavras que terminam em '-ão'”, explica Laís Lopes Vieira, editora de Língua Portuguesa da plataforma Amplia.
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).