Aliás, o plural recomendado é mols e não 'moles' (analogamente: becquerels, decibels, henrys, pascals etc.); mol como símbolo da unidade per- manece inalterado no plural, como aliás é recomendado para qualquer símbolo de unidade de medida (exemplos: 23,4 m e não 23,4 ms; 5,7 L e não 5,7 Ls; 4,3 mol e não 4,3 mols).
No Brasil, o nome e o símbolo da unidade de medida da grandeza quantidade de substância são idênticos, isto é: mol e mol, respectivamente. Isto faz com que o plural do mol (substantivo masculino) seja mols. Em Portugal, o nome da unidade é a mole (substantivo feminino), logo, seu plural é moles.
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade. Se estamos falando do nome, podemos usar o plural de mol, que é mols; mas se falamos do símbolo, não podemos usar o plural.
O termo mol pode ser utilizado para qualquer matéria ou componente dela, mas é mais comumente utilizado no estudo de quantidades relacionadas com átomos, moléculas e componentes atômicos. Se tivermos um mol de cobre, teremos, então, 6,02.1023 átomos de cobre.
Mol é uma unidade de medida - muito usada na Química - que indica quantidade de matéria. Assim, podemos usar mol como uma maneira de agrupar quantidades, tal como fazemos no nosso cotidiano com palavra dúzia.
Resposta: Em 40 g de cálcio há 2 mol (símbolo no singular). ” Esse é o valor da Constante de Avogadro que atualmente é confirmada por diversos métodos experimentais.
''O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1.'' Sendo assim, a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas e é expressa em g/mol.
A mole, cujo símbolo é mol, pode definir-se como sendo a unidade do sistema internacional de unidades (SI) de quantidade de matéria ou substância. Esta unidade foi proposta em 1971, na Conferência Internacional de Pesos e Medidas, como sexta unidade fundamental do SI.
Um mol de uma substância é igual a 6,022 × 10²³ unidades dessa substância (tais como, átomos, moléculas, ou íons). O número 6,022 × 10²³ é conhecido como número de Avogadro ou constante de Avogadro.
O que é molaridade? A molaridade ou concentração molar é uma unidade de concentração definida como a quantidade da substância, em mol, dividida pelo volume da solução. É geralmente representada pela letra M, sendo utilizada a unidade mol. L−1 (ou mol/L) na maioria dos casos.
A forma molhepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de molhar] , [terceira pessoa singular do imperativo de molhar] , [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de molhar] ou [nome masculino] .
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L.
Isto significa que, nestas condições, um mol de moléculas de água, isto é, aproximadamente 6,02 · 1023 moléculas de água (massa molar aproximada = 18 · 10−3 kg) ocupa o volume de 19,02 · 10−6 m³.