Qual é o plural da palavra ônibus? O plural da palavra ônibus é: os ônibus. Veja que na formação do plural de ônibus bastou o acréscimo do artigo definido “os”.
Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).
É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).
Qual o plural de ônus e bônus? Acredite se quiser: a forma é uma só tanto para o singular quanto para o plural: os ônus e os bônus. Daí dizermos: Trata-se de ônus reais. / No Natal, recebi bônus extras.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
Outra dúvida que pode surgir é o plural das palavras “xérox” ou “xerox”. A regra é simples: no plural, os substantivos terminados em -x permanecem invariáveis. Exemplo: O estagiário de direito tirou três xérox/xerox da sentença. As xérox/xerox estão sobre a mesa do promotor de justiça.
[ Meteorologia ] Fenómeno atmosférico luminoso, em forma de arco, apresentando as sete cores do espectro solar, e determinado pela refracção e reflexão dos raios solares sobre as nuvens. Plural: arcos-íris. Origem etimológica:arco + íris. Plural: arcos-íris.
O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.