Os ossos, embora resistentes, são formados por um tecido em constante mudança que tem várias funções. Os ossos servem como estruturas rígidas para o corpo e como escudos para proteger órgãos internos delicados. Eles fornecem alojamento para a medula óssea, onde as células sanguíneas são formadas.
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.
Junto com as articulações e os músculos, os ossos contribuem para que possamos nos mover, correr, pular, pegar objetos e mais uma porção de tarefas. Que tanto de funções! Mas ainda tem uma outra, não menos importante. Os ossos podem funcionar como reservatório de cálcio, fósforo e outros nutrientes.
O conjunto de ossos do nosso corpo é chamado de esqueleto. O encontro de dois ossos Page 2 diferentes recebe o nome de articulação. Nosso esqueleto é formado por 200 ossos diferentes.
O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.
O fêmur pode ir para trás ou para frente de sua posição, em ambos os casos causa muita dor e dificuldade ou impossibilidade de movimento da perna. Geralmente é causado por acidentes, como quedas ou colisões no trânsito. Também é possível acontecer durante atividades físicas, sendo mais comum em idosos.
Qual o menor osso do corpo? O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.
mártir => mártires; fêmur => fêmures; mar => mares; mulher => mulheres; bar => bares; açúcar => açúcares; Há exceções, no entanto, como o plural de júnior, e sênior, cujas vogais tônicas trocam de lugar.
O esqueleto humano de uma criança possui 270 ossos. Com o passar dos anos e com o crescimento natural, esse número cai e na fase adulta, o esqueleto passa a ter apenas 206 ossos.
O tecido ósseo apresenta uma matriz extracelular (matriz óssea) bastante resistente. Essa matriz é rígida, pois é calcificada, entretanto, também apresenta uma certa elasticidade, uma vez que também possui fibras colágenas.
O crescimento dos ossos que compõem o esqueleto humano ocorre por meio da ossificação, processo no qual as células cartilaginosas multiplicam-se, morrem e são substituídas por células ósseas. A formação óssea do ser começa durante o estágio embrionário, mas partes do esqueleto são feitas após o nascimento da criança.