animal de estimação m (plural: animais de estimação m)
Owning a pet is a big commitment. Ter um animal de estimação é um grande compromisso. The hotel allows small pets. O hotel permite animais de estimação pequenos.
Normalmente nos referimos a animais usando it. Contudo, se são animais domésticos, pode acontecer de ser feita a referência ao gênero: he ou she. O plural será sempre they.
Ou seja, pet teria derivado de petty, que pode ter derivado de petit, que vem do latim petito ou pittinus — explica. Apesar de eminglês os animais de estimação também serem chamados de pets, em francês os bichinhos recebem outro nome: animaux de compagnie, que, em português, significa animais de companhia.
Um animal de estimação (ou mascote, ou também pet) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. Um gato e um cão, dois dos mais populares animais de estimação.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões). Por vezes há oscilações, como é o caso de ancião, que tem os três plurais: anciãos, anciães e anciões!
A palavra pet é um empréstimo do inglês que significa “animal de estimação” e tem sido utilizada para nomear serviços direcionados a animais de estimação no Brasil.
Segundo estudos e dados históricos, “pet” começou a ser utilizado nos anos de 1530, na Escócia e na Inglaterra. O termo significava algo como “animal preferido” ou “animal querido”. Isso quer dizer que, quando chamamos eles de “pets”, estamos chamando de nossos bichinhos favoritos.
O pronome pessoal utilizado para se referir aos animais em inglês é it. No entanto, se o animal for conhecido ou você estiver perto do dono do animal, é comum e recomendado o uso de he ou she. Exemplos: He turned to his horse and mounted in one smooth movement.