O Verão é a estação do ano que começa após a primavera e antes do outono. É um período em que as temperaturas são mais elevadas e os índices pluviométricos aumentam. A palavra verão é originada do latim vulgar “veranum tempus”, cujo significado é “tempo primaveril” ou “primaveral”.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Plural: sultões, sultãos ou sultães. Origem etimológica:árabe sultan, imperador, grande senhor, sultão. Feminino: sultana. Plural: sultões, sultãos ou sultães.
Com efeito, o plural de sal é sais, tanto faz que se trate do vulgar «sal de cozinha» ou da «classe de compostos derivados da reação de um ácido com uma base».
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
A palavra gel tem plural abundante, isto é, admite os plurais géis e geles. Este fenómeno é comum, entre outras, a algumas palavras terminadas em -l como aval (avais, avales), cal (cais, cales), mel (méis, meles) ou til (tis, tiles).
Plural: esfíncteres ou esfincteres. Origem etimológica:grego sfigktér, -éros, ligadura , músculo que aperta. Plural: esfíncteres ou esfincteres. Ver também resposta à dúvida: plural de esfíncter.