Em 3 de agosto de 2021, Ebrahim Raisi foi empossado como Presidente do Irã sucedendo Hassan Rouhani. Raisi foi considerado um conservador linha-dura e um grande aliado do aiatolá Ali Khamenei, tomou as rédeas do país num momento de tensões internacionais.
Segundo dados de 2023 do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o Irã possui 650 mil militares. A Guarda Revolucionária é responsável por 190 mil combatentes.
O Irã é um país muito maior do que Israel e a sua população (quase 89 milhões) é quase dez vezes superior à de Israel (quase 10 milhões). Também tem cerca de seis vezes mais soldados em serviço que Israel. Há 600 mil soldados em exercício no Irã, enquanto Israel tem 170 mil, diz o IISS.
O poder executivo do Estado iraniano é exercido pelo Presidente, que deve ser um xiita iraniano, eleito por sufrágio universal para um mandato de quatro anos. Os candidatos ao cargo devem ser previamente aprovados pelo Conselho dos Guardiães.
Rahbar-e enqelāb) é a maior autoridade política e religiosa da República Islâmica do Irão. O cargo foi instituído em 1979, no contexto da Revolução Iraniana e, desde junho de 1989, é ocupado pelo aiatolá Ali Khamenei, que sucedeu ao aiatolá Khomeini.
O Irã tem a 14ª maior força militar do mundo, segundo levantamento do Global Fire Power — site internacional que mede as forças militares e faz um ranking anualmente. A lista de 2024 é baseada em mais de 60 fatores e tem 145 países. Nesse mesmo ranking, Israel aparece na 17ª colocação.
A religião mais comum na antiga Pérsia era o Zoroastrismo. Com a invasão árabe, chega a religião islâmica que se torna posteriormente a mais popular no país. Com a onda islâmica, o Zoroastrismo passou a tornar-se cada vez mais insignificante.
Em casos de divórcio, a mulher é protegida por leis que forçam o marido a ceder parte de seu patrimônio, porém a guarda dos filhos geralmente permanece com a família do homem. Ademais, a lei islâmica permite a um homem ter até quatro esposas simultaneamente desde que tenha condições de mantê-las de forma confortável.
A sigla corresponde à designação Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês). O IRA foi criado na década de 1910 com o objetivo de obter a independência da Irlanda em relação ao Reino Unido.
Israel tem forças mais modernas e é um país mais militarizado (1.720 militares por 100 mil habitantes, ante 701 por 100 mil dos iranianos), mas Teerã comanda mais homens (610 mil, mais 350 mil reservistas), tem uma formidável força de mísseis balísticos e o sexto maior orçamento de defesa nominal do mundo.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões. 2º lugar - RÚSSIA - Tem 830 mil soldados, 4.182 aeronaves, 151.641 veículos blindados de combate, 598 embarcações. Orçamento anual de US$ 82,6 bilhões.
Quais são os principais países inimigos de Israel?
Sob a lei israelense, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Iraque e Iêmen são considerados países inimigos e os cidadãos israelenses não podem visitá-los sem a permissão do Ministério do Interior.
Oficialmente, o Irã não possui armas nucleares. De acordo com a Arms Control Association, entidade americana que desde 1971 monitora os arsenais nucleares pelo mundo, apenas nove países possuem bombas nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, índia, Israel e Coreia do Norte.
Segundo o Global Fire Power, o Irã tem 1.996 tanques disponíveis para uso em combate, enquanto Israel tem 1.370. Quantidade de aeronaves. O Irã dispõe de um estoque com 551 unidades entre caças, helicópteros e outros formatos de aeronaves.
No quesito de força terrestre, o Irã supera Israel em número de tanques e veículos blindados, com 4071 tanques e 65 mil veículos blindados, contra 2,2 mil tanques e 43 mil veículos blindados de Israel. O Irã também tem uma vantagem em relação ao número de lança-foguetes, com 775 em comparação com os 150 de Israel.
Os homens também têm o direito exclusivo de ter ao menos duas esposas permanentes em matrimônio polígamos e todas as esposas que desejem em matrimônios temporários ( sigheg).
Também estão redescobrindo a maquiagem, que era usada até a Revolução Islâmica (1979). A lista do que é ilegal no Irã é bastante extensa. De drogas, prostituição e homossexualismo a CDs, vinho e revistas com fotos de mulheres com braços à mostra.
Entre os grupos não autorizados estão as Testemunhas de Jeová, qualificadas, a exemplo do que ocorre no Egito, de "associação pró-sionista". O Irã é um caso difícil. Diluídos em meio a 60 milhões de muçulmanos há 80 mil cristãos e 30 mil zoroastristas.
Quando os árabes chegaram e derrotaram os persas, obrigaram o país a se submeter ao Islã. Por isso, o Irã, que tem origem em outro grupo étnico originário no centro da Ásia, possui a mesma religião que os árabes, originários da Península Arábica. Enquanto os árabes falam árabe, os iranianos falam farsi.
Quem manda no Irã o presidente ou o líder supremo?
Diferentemente de países republicanos, como o Brasil, o chefe de estado iraniano não é a principal figura política do país. Na verdade, o maior detentor de poder do Irã é o líder supremo, atualmente representado pelo Aiatolá Ali Khamenei.
O Governo do Irã é uma República Islâmica que a nação do Irã, baseada na sua crença eterna num governo de verdade e justiça do Alcorão, em seguimento à vitoriosa Revolução islâmica, liderada pelo Ayatollah Imam Khomeini, confirmou por Referendo Nacional que teve lugar em 10 e 11 de Farvardin, 1358, da Hégira Solar, ...
Sem dúvidas, o povo iraniano é o mais receptivo do mundo! Eles levam muito a sério o que o Alcorão diz a respeito de como as pessoas devem ser bem tratadas e sobre boa hospitalidade. Mas, além disso, parece que esse costume já se tornou parte da cultura persa.