Passaporte brasileiro é o 17° mais poderoso do mundo; veja ranking. O Henley Passport Index 2024 revelou nesta quinta (11) seu ranking anual dos passaportes mais poderosos do mundo. Neste ano em 17° lugar, o Brasil subiu duas posições em relação a 2023 e hoje acessa 173 países do mundo sem a necessidade de visto.
O passaporte brasileiro ocupa o 17º lugar, com acesso a 173 países sem visto. Isso significa que os brasileiros podem visitar quase 80% dos países do mundo sem burocracia.
No final de 2023, o Japão perdeu sua posição no topo do ranking de passaportes pela primeira vez em cinco anos, sendo ultrapassado por Cingapura. Com o início de 2024, essa liderança mudou novamente.
Poderoso, no caso, significa que o passaporte permite ao proprietário viajar para o maior número de países sem a necessidade de um visto. Os documentos destes países são aceitos sem complicações ou formalidades adicionais por 194 países.
Porque o passaporte brasileiro é muito cobiçado? O passaporte brasileiro permite que os seus portadores entrem em 170 países sem a necessidade de obter um visto prévio.
O passaporte italiano e espanhol ocupam a 1º posição no ranking Henley Passport Index, ao lado do salvo-conduto alemão, francês, de Singapura e da Coréia do Sul. Ou seja, são salvo-condutos os mais fortes e poderosos do mundo!
Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades? Sim, uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades, desde que cada país de interesse permita a posse de múltiplas cidadanias. A quantidade de passaportes que um indivíduo pode ter depende das leis de cada país que concedeu a cidadania.
Documento brasileiro permite acesso a 170 países sem visto prévio; poder de acessibilidade caiu 2 posições em relação a 2022. O passaporte brasileiro é o 21º mais poderoso do mundo. O documento permite o acesso a 170 países sem visto prévio.
O Brasil é um país único e tem suas características próprias que o diferenciam de outros países no mundo. Ele possui uma rica diversidade cultural, étnica e geográfica, abrangendo uma extensa variedade de ecossistemas, línguas, tradições culturais e influências históricas.
Isso porque os brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias sem a necessidade de documentação específica. Mas se você está planejando ficar mais tempo ou até mesmo se mudar para Portugal, é preciso solicitar um visto de autorização para permanência no país.
Ter o passaporte vermelho significa entrar em países da União Europeia como cidadão e não como estrangeiro. Para obter um passaporte de um país europeu, muitas vezes chamado de "passaporte vermelho", é preciso se tornar cidadão do país ou ter dupla cidadania.
No entanto, neste ano, as coisas mudaram. Quatro países europeus subiram para compartilhar o primeiro lugar no Índice de Passaporte Henley 2024 com essas nações asiáticas. Residentes da França, Alemanha, Itália e Espanha agora têm acesso sem visto a 194 de 227 destinos, três a mais do que no ano passado.
Quantos passaportes o brasileiro pode ter? Uma pessoa brasileira pode ter apenas um passaporte brasileiro, mas não há limitação entre outros passaportes de outras nacionalidades.
Coreia do Sul, Suécia e Finlândia subiram um lugar cada para dividir o segundo lugar, com acesso a 193 locais. Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos compartilham o terceiro lugar, permitindo viagens para 192 lugares.
O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.
Como funciona. Na Itália, não há limite de gerações para solicitar a cidadania por descendência e o reconhecimento é automático. Por isso, podemos considerar que a Itália lidera a lista dos países mais fáceis de obter cidadania.
Qual o passaporte mais difícil do mundo? No ranking da Henley, o pior passaporte do mundo continua sendo o do Afeganistão, que garante acesso a apenas 27 países sem visto.
Além do Passaporte Comum, outros Documentos de Viagem também são emitidos pela Polícia Federal: Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro e Laissez-Passer.
De acordo com o Itamaraty, há países que não possuem brasileiros, como Afeganistão, Líbia, São Vicente e Granadinas, Kiribati, Tonga, Samoa e Ilhas Salomão.
Como o povo brasileiro é visto no exterior? Em geral, cada país entende o brasileiro de um modo. O estrangeiro vê o brasileiro como alguém receptivo e cordial, que possui uma cultura festiva e alegre, um país de grandes proporções e muita natureza e belezas naturais.
Cidadãos brasileiros portadores de passaporte com IC Chip, é isento do visto para estadias de curta permanência. O mesmo é aplicado a partir de 30 de setembro de 2023.