Seus 3 fios são: 1 fio branco – positivo do aquecedor do elemento sensor. 1 fio branco – negativo do aquecedor do elemento sensor. 1 fio preto – sinal do sensor.
A sonda lambda registra uma mistura rica ou pobre na área λ = 1. A sonda lambda de banda larga permite a medição precisa do valor do ar, tanto na área pobre (λ > 1) como na área rica (λ < 1).
A sonda lambda fica no escapamento do carro e analisa os gases do escapamento. E informa para a central eletrônica qualquer irregularidade, para que ela ajuste o motor. No caso do carro flex, ela tem uma outra missão muito importante: analisar o nível de oxigênio que está vindo dessa combustão.
O faz a sonda lambda? Ela mede a quantidade de oxigênio que está saindo pelos gases do escapamento. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).
Os fios branco e azul correspondem ao sensor de oxigênio, os fios pretos são da resistência elétrica (aquecedor). Passo 1 – Com o motor em temperatura ambiente (frio) e o auxílio de multímetro meça a resistência do aquecedor entre os terminais (preto-preto) do conector do sensor.
No caso de uma sonda lambda já danificada, ela pode apresentar sinais de mau funcionamento, como o acendimento da luz indicadora de falhas de injeção (lâmpada LIM), aumento no consumo de combustível e perda da proporção ideal entre ar e combustível, assim como dificuldades de reconhecimento do tipo de combustível em ...
Uma sonda lambda com defeito enviará leituras incorretas ao módulo de controle do motor. Uma mistura rica, em particular, leva à combustão incompleta, fazendo com que o combustível não queimado entre no catalisador.
Luz da injeção eletrônica acende de forma esporádica
Nesse caso, o problema costuma ser mais simples, como um erro de leitura da sonda lambda devido ao combustível adulterado, mal contato nos sensores ou defeito no catalisador.
O que acontece se a sonda lambda estiver com defeito?
Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na Sonda Lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta, além de também danificar o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.
A FINGER (GO8430), usada nos carros a álcool e gasolina. E a PLANAR (GO9441), usada nos carros flex mais modernos. A sonda planar tem a mesma função da sonda finger, a diferença está na construção interna. A planar é mais sensível, e a temperatura da sonda é controlada por um sinal PWM que vem da central de injeção.
Portanto temos um lambda de máxima potência (na região rica) ótimo para cada combustível. Por exemplo, para o metano é 0,97 a 0,98; para o metanol é 0,79 a 0,82; para gasolina de rua é de 0,87 a 0,90 e assim por diante.
Essa prática, que não consta dos manuais, e é repudiada pelas fabricantes, é utilizada no chão de oficina, com alguma taxa de sucesso, em algumas situações. No entanto, não há qualquer garantia de durabilidade da peça.
Sua desconexão interfere na capacidade do sistema de manter uma marcha lenta estável. Ocorre porque a informação errônea enviada pela sonda pode levar a ajustes inapropriados na mistura ar/combustível, causando flutuações na rotação do motor.
Já o segundo, conhecida sonda lambda planar, é uma evolução da primeira, e tem como principal vantagem, uma maior velocidade de medição da concentração de oxigênio nos gases de escape, otimizando o controle da mistura ar combustível pela central de controle do motor, aumentando a eficiência da combustão e reduzindo a ...
O sensor na verdade não mede a concentração de oxigênio, mas a diferença entre a quantidade desse gás no escapamento e no ar. Uma proporção rica causa uma demanda de oxigênio. Essa solicitação faz com que uma tensão se acumule devido ao transporte de íons de oxigênio através da camada do sensor.
maior volume de gases ( sujeito a reprovação no exame de emissões) maior consumo de combustível e queima incompleta. problemas de aceleração, como trepidação ou resposta demorada. cheiro de gás com motor em funcionamento (excesso de combustível)
O "banco 1" sempre contém o 1o cilindro como via de regra. As picapes mais comuns (Ford Ranger e Explorer V6, GM S10 e Blazer V6) apresentam por exemplo a seguinte divisão: banco 1 (cilindros 1, 3 e 5), banco 2 (cilindros 2, 4 e 6).
Instalada no cano de escapamento, a sonda lambda monitora a quantidade de oxigênio que está contida no gás expelido pelo coletor de escape e repassa essa informação para a unidade eletrônica de gerenciamento. “O sensor de oxigênio é um dos mais importantes componentes que garantem o bom funcionamento do veículo.
Além disso, as sondas lambda da NTK, pertencente ao mesmo grupo, alcançaram a primeira posição entre as compradas com mais frequência. No ranking geral do estudo, que engloba 47 categorias de peças, ferramentas e equipamentos, a NGK figura também como a terceira marca que os mecânicos mais gostam no mercado.