A filosofia fundamenta-se na lógica baseada na imaginação humana. Pode-se dizer que de deduções a partir de experiências realizadas mentalmente se poderá concluir sobre todas as respostas que o ser humano busca saber.
A filosofia sempre foi uma interrogação das coisas essenciais da vida: quem somos, para onde vamos, de onde viemos e qual o caminho e a chave da felicidade humana. Os gregos, buscaram responder estas questões, a partir da vida vivida, sem recorrer aos mitos e aos deuses.
A lógica é a parte mais fundamental da filosofia, porque a filosofia é uma pesquisa lógi- ca em que sistematicamente se aplica as leis do pensamento e do argumento.
A Filosofia é um campo do conhecimento que busca entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade e a moralidade por meio da reflexão e do raciocínio lógico.
O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.
A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
O estudo dos fundamentos filosóficos da educação é uma área de pesquisa que busca compreender as bases teóricas e conceituais que fundamentam a prática educacional.
O pensamento filosófico tem como base a dúvida, que nos convida a refletir sobre tudo à nossa volta, pensar, repensar, questionar, buscar novas ideias, interpretar, entender e compreender.
A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.
O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental.
Seu objetivo é refletir sobre questões fundamentais da vida humana, buscando respostas para viver de forma mais plena e satisfatória. A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
Isso significa que a Filosofia é incessante para encontrar respostas definitivas para os questionamentos feitos pelos homens. Ela nos ensina a refletir e, dessa forma, a atuar de maneira mais satisfatória conosco e com a sociedade.
A Filosofia tem como OBJECTO de estudo vários PROBLEMAS acerca da natureza, do conhecimento, do valor, etc., e as respostas que dá a esses problemas são as TEORIAS ou TESES que se defendem com argumentos.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, philosophia, literalmente "amor pela sabedoria") é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver.
Neste sentido podemos dizer que filosofia é um pensamento radical, rigoroso e de conjunto; é um questionamento das certezas e uma crítica radical a todas as formas de saber; a filosofia deve contribuir para o desenvolvimento do espírito problematizador.
«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
ONU destaca papel da filosofia na criação de uma sociedade mais tolerante BR. Segundo a Unesco, filosofia “é o estudo da natureza da realidade e existência, do que é possível saber e do comportamento certo e errado.”