Qual é o principal objetivo das crianças na brincadeira?
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais; Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais. Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças. Reforçar a importância do brincar.
Qual a principal função dos objetos para o desenvolvimento de uma criança?
Os brinquedos são atividades que proporcionam os desenvolvimentos psicológicos e culturais presentes na infância. Assim, eles podem ser vistos como objetos mediadores nos quais as crianças irão atribuir significados. Ou seja, brincar é a melhor maneira para a criança aprender.
Qual é o objetivo da socialização através de jogos e brincadeiras?
A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais pode ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas, competências e potencialidades das crianças envolvidas.
Qual a importância do brincar no processo de aprendizagem?
Desse modo, podemos afirmar que o brincar favorece a percepção da realidade e estabelece um processo de estimulo à criatividade; a brincadeira não deve ser vista apenas como um bônus da atividade realizada pelas crianças, ou por ter bom comportamento na sala de aula.
CORRIDA DOS BAMBOLÊS - Jogos cooperativos na Educação Física Escolar
Qual a importância do jogo e da brincadeira?
Os jogos e as brincadeiras vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância, sobretudo como recurso para o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras.
O lúdico contribui no desenvolvimento da criança e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, assim proporciona a socialização e a aquisição do conhecimento.
Quais são os objetivos pedagógicos dos jogos e das brincadeiras?
A escolha dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil deve ter uma intencionalidade pedagógica, para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança sejam garantidos. Para isso, opte sempre por atividades que tenham como objetivo o desenvolvimento psicomotor e do senso coletivo do indivíduo.
Qual é a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo?
Conforme a pesquisa, o jogo e a brincadeira favorecem não só o desenvolvimento motor e psicomotor, como a lateralidade, coordenação motora, autoestima, como também o desenvolvimento cognitivos sendo meios utilizados para melhorar o desenvolvimento integral do aluno que consequentemente beneficiará o processo de ensino- ...
O que diz Paulo Freire sobre o brincar na Educação Infantil?
A brincadeira não pode ser entendida como um espaço/tempo único, exclusivo, no conjunto das atividades da criança e sim, deve permear todos os momentos de aprendizagem.
Qual a importância do brincar na Educação Infantil Bncc?
A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).
A brincadeira é definida como uma atividade livre, que não pode ser delimitada e que, ao gerar prazer, possui um fim em si mesma. Um elenco de autores como Bomtempo e cols (1986), Friedmann (1996), Negrine (1994), Kishimoto (1999), Alves (2001), e Dohme (2002) confirmam e reforçam a afirmativa anterior.
Quais são os benefícios das brincadeiras para as crianças?
Brincar melhora o bem-estar cognitivo, físico, social e emocional de crianças e jovens. Através da brincadeira, as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas.
Brincadeiras e jogos (EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual),as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, explicando a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
A BNCC estabelece como eixos estruturantes para a Educação Infantil interações e brincadeiras. A finalidade pedagógica dos eixos é que a criança possa experimentar, desenvolver e socializar a partir dessas práticas. Os jogos podem ser utilizados tanto para o eixo da interação quanto para as brincadeiras.
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
Nos relatos sobre a brincadeira infantil Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar “é imaginação em ação” (FRIEDMANN, 1996).
Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora. A escola é um local em que a criança ou adolescente deve adquirir conhecimentos e habilidades.
Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.
O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, expressão e construção do conhecimento (Santos, 2002, p. 12).
Por meio do lúdico, a criança desperta para a percepção do que está em sua volta com mais facilidade, passa a escutar, respeitar e discordar de ideias, aprender a desempenhar comandos, seguir regras e participa dos momentos de interação partilhando sua alegria de brincar.
RESUMO: O brincar está diretamente ligado a criança e ao lúdico. E as teorias que embasam esta atividade simples, prazerosa e tão fundamental para o desenvolvimento infantil, mostra que faz parte do cotidiano humano como uma necessidade.
Através desta pesquisa entende-se que o jogo/brincadeira promovem oportunidades para a mediação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressão de sentimentos, opiniões, aquisição da autonomia, internalização de regras, socialização e construção do conhecimento, pois é importante trabalhar de forma lúdica com ...
Qual é a importância do lúdico na educação infantil?
A ludicidade tem forte influência no processo do desenvolvimento cognitivo dos educandos, sendo de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona uma exploração entre a criança e o mundo, facilitando o desenvolvimento e o convívio social.