Resposta: Todo artista tem como objetivo apresentar seus trabalhos e receber reconhecimento, respeito e remuneração pelo seu trabalho, sendo assim se sentir realizado naquilo que faz.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
O artista é o profissional dedicado à manifestação criativa por meio de diversas formas de arte. Sua principal tarefa é criar expressões artísticas, que podem incluir pinturas, esculturas, música, dança, teatro, cinema, audiovisual entre outras possibilidades.
A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão.
A arte nos tira do lugar comum, nos ajuda a sair “da caixinha” e imaginar o impossível sendo possível sempre insatisfeito com o normal. O artista é um “resolvedor de problemas”. O anormal pode ser o ideal, pois não existe certo ou errado, mas existe os caminhos diversos que nos transformam e nos acolhem.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva.
A criação artística é um processo comunicativo que valoriza os conceitos de criatividade e de arte. Enquanto a criatividade é um processo ordenador e configurador do que assimilamos da realidade mas ultrapassa-a ao alargar-se ao mundo do imaginário, a arte, por seu turno, implica o belo, a beleza e a sedução.
Um objeto artístico é onde podemos ver, sentir e tocar a arte. Ele é concebido em meio a assimilações de emoções, sentimentos e ideias. Depois deste processo, ainda age em provocação com o interlocutor para fazê-lo refletir, considerar e encontrar significados únicos e diferentes para o que vê, ouve ou sente.
O artista busca fontes de estímulo e influências, que podem ser encontradas em diversas formas: na observação do mundo ao seu redor, em suas experiências pessoais, na história da arte, na cultura e na sociedade.
Um movimento artístico pode ser definido como uma corrente onde um grupo de artistas compartilha das mesmas idéias (não apenas esteticamente, mas também ideologicamente) e trabalha artisticamente a fim de disseminá-las na sociedade.
Resposta: Todo artista tem como objetivo apresentar seus trabalhos e receber reconhecimento, respeito e remuneração pelo seu trabalho, sendo assim se sentir realizado naquilo que faz.
- Conhecer os elementos da linguagem visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e ideias sobre fatos do cotidiano; - Expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio de articulações de poéticas pessoais.
O objetivo das expressões artísticas não é o de formar artistas, mas sim de interligar as artes com as outras disciplinas, para que o aluno desenvolva várias competências, sendo a criatividade uma das principais.
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
A arte reflete e sempre refletiu os aspectos sociais, políticos, econômicos e religiosos de uma determinada época e por isso estudar história da arte é uma estudar a própria origem e evolução do ser humano.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
E então, para quê serve a arte? Desde o início da história da humanidade, a arte tinha o papel de registrar o comportamento, a história e atravessou o tempo sendo usada de formas diferentes, agregando, principalmente, para a compreensão, percepção e comunicação.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".