O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
Por que a Linha do Equador e o principal paralelo?
Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
Ele foi estabelecido como marco zero para a delimitação dos demais meridianos, que são as linhas imaginárias verticais que dividem a superfície terrestre e se encontram nos polos. Por essa razão, a longitude do Meridiano de Greenwich é de 0°.
Ele explicou que Coriólis é uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. "O equilíbrio do ovo é favorecido por sua forma. Ele não tem nenhuma força agindo sobre ele no Equador", rematou.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Onde está a metade do Mundo? Milhares de turistas que visitam um monumento chamado Ciudad Mitad del Mundo, ou Cidade Metade do Mundo, no Equador, pensam que fica por lá. Pode ser que você tenha visto a foto de algum turista com um pé de cada lado da linha que divide o nosso planeta em dois hemisférios.
Os 13 países atravessados por esse paralelo são: Equador, Brasil, Colômbia, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, República do Congo, Quênia, Somália, Uganda, Indonésia, Kiribati e Maldivas.
Portal Governo do Amapá - De ovo em pé a fenômeno do Equinócio: conheça o Monumento Marco Zero do Equador, no Amapá Ponto turístico tem um obelisco de 30 metros de altura por onde passa a linha imaginária do Equador.
Qual é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador?
Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.
O principal meridiano e serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários (é uma linha imaginária como o Equador).
A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán. Em 1957, o pesquisador foi a primeira pessoa a tentar traçar uma divisão entre as duas partes.
Terra. Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.