A palavra “açaí” vem do idioma tupi-guarani, uma das línguas indígenas mais faladas na América do Sul. Na língua tupi-guarani, a palavra “iça” significa “fruto que chora” ou “fruto que expele água”. Acredita-se que a palavra “açaí” seja uma derivação de “içaí”, que significa “fruto que estala”.
Já pela etimologia da palavra açaí é que começa a história, pois encontra-se no vocabulário tupi “ïwasa'i”, que significa “fruto que chora”, ou fruto que expele água. Conta-se que em uma tribo havia uma índia chamada Iaçá, filha do cacique.
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa "fruta que chora". Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.
O fruto é amassado à mão ou em máquinas específicas, peneirado e adicionado à água para ser consumido. Outra forma de consumo é o vinho de açaí. Nesse caso, além de amassada, a fruta passa por um processo de fermentação. O açaí é servido com diversos acompanhamentos para quem aprecia o sabor do fruto.
A palavra “açaí” vem do idioma tupi-guarani, uma das línguas indígenas mais faladas na América do Sul. Na língua tupi-guarani, a palavra “iça” significa “fruto que chora” ou “fruto que expele água”. Acredita-se que a palavra “açaí” seja uma derivação de “içaí”, que significa “fruto que estala”.
A palavra "açaí" é considerada como uma palavra oxítona, uma vez que apresenta a última sílaba como tônica, isto é, a sua última sílaba é pronunciada com mais força.
O açaí é uma fruta típica da região amazônica e é muito valorizada pela riqueza nutricional. Durante séculos, os povos indígenas da Amazônia usaram o açaí como fonte de energia e como um importante ingrediente em suas dietas.
Fruto típico de uma palmeira amazônica – que pode atingir mais de 20 metros de altura, o açaí é um combo de nutrição e sabor. Fonte rica de carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes é também a principal fonte de renda familiar para populações de toda a região.
A palavra "açaí" tem origem indígena, significa "fruto que chora". Segundo a lenda de Belém do Pará, a palmeira recebeu esse nome em homenagem à filha do cacique Itaki, Iaçã, cujo nome ao contrário forma "açaí".
A sílaba é uma unidade sonora da língua maior do que o som e menor do que a palavra. Dito de outra forma, as sílabas são constituídas por sons e constituem as palavras.
As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".
A intenção da rede, com a mudança é tornar o logo e o nome da varejista mais modernos e fáceis de serem absorvidos pelo consumidor. "Para isso, também foi feita uma alteração na grafia que recebe um acento agudo na letra "i" (Assaí), para facilitar a pronúncia", disse a rede em comunicado.
O açaí (Euterpe oleracea) ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.