Os rituais para afastar espíritos se transformaram em brincadeiras típicas, a tradição de pedir um pedaço de “bolo de alma” foi substituída pelos doces que as crianças arrecadam na vizinhança e o dia 31 de outubro passou a ser a data onde as pessoas podem se divertir com mundo sombrio.
Travessuras ou Gostosuras, Doçuras ou Travessuras, Doces ou Travessuras (trick-or-treat, em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta ...
O famoso “doces e travessuras” também teve origem no Halloween moderno. “Inspirados em uma brincadeira medieval que usavam repolhos para pregar peças, tornou-se um hábito nos Estados Unidos em meados de 1920”. Já a tradição mais popular, que é a de usar fantasias e pregar sustos, não tem relação nenhuma com doces.
Qual a origem da brincadeira doces ou travessuras?
A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS: a popular brincadeira infantil de pedir doces pelas casas teve origem no hábito dos antigos festivais de crianças que passavam pelas casas cantando rimas ou orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos como símbolo de que alguma alma havia sido liberada do purgatório.
Doces ou Travessuras, O Halloween do Joãozinho! 🎃 | Canal do Joãozinho - Little Angel Português
Qual o significado de pedir doces no Halloween?
Os rituais para afastar espíritos se transformaram em brincadeiras típicas, a tradição de pedir um pedaço de “bolo de alma” foi substituída pelos doces que as crianças arrecadam na vizinhança e o dia 31 de outubro passou a ser a data onde as pessoas podem se divertir com mundo sombrio.
Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
Porque as crianças pedem doces ou travessuras no Halloween?
Usava-se como mote que doces ou travessuras era uma maneira barata de as comunidades celebrarem o Dia das Bruxas. Também defendiam que fornecer doces poderia impedir atos de vandalismo.
Já os capítulos da história irlandesa contam a lenda de que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, com o intuito de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Foi essa espécie de “chantagem” que teria dado origem ao termo “doces ou travessuras”.
Como surgiu a tradição de pedir doces no Halloween?
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas". A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
O Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).
Chamado de Dia das Bruxas aqui no Brasil, a festa, que acontece em 31 de outubro, pode ser vista em muitos lugares do país. Esse sucesso tem uma receita com os seguintes ingredientes: comidas típicas, possibilidade de sair fantasiado e ambientes temáticos.
No contexto do Halloween, quando as crianças dizem "trick", estão insinuando que, se não receberem um doce, podem pregar uma peça na pessoa ou na casa que se recusar a participar da brincadeira.
Bruxas sempre aparecem como símbolo do Halloween. Pesquisas mostram que, antigamente, nos Estados Unidos, algumas mulheres com aparência estranha e assustadora eram chamadas de bruxas. Essas personagens faziam festas para homenagear o diabo.
Qual o objetivo do Halloween na educação infantil?
Objetivos:- Estimular a imaginação e a expressão criativa. - Promover o desenvolvimento da linguagem oral por meio da descrição de fantasias. - Desenvolver habilidades de coordenação motora fina ao realizar atividades de recorte e colagem.
Trick-or-treat' é uma brincadeira tradicional da festa, que acontece com mais frequência nos EUA, Irlanda e Canadá. As crianças vão de casa em casa, fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas e perguntam 'trick or treat?'( doces ou travessuras?) . Normalmente as crianças ganham os doces.
Os celtas também acreditavam que, na noite de Halloween, os mortos se tornavam fantasmas. Sendo assim, quando precisavam sair de casa, usavam fantasias para não ser reconhecidos pelos espíritos. Essa prática celta chegou aos Estados Unidos, país que ajudou a popularizar as festas de Halloween.
Por isto, na noite do dia 31 de outubro se celebrava o festival de Samhain, onde acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam a terra. Os feiticeiros celtas, conhecidos como druídas, acreditavam que a presença dos espíritos dos mortos os auxiliava a fazer previsões sobre o futuro.
A palavra “Halloween” vem de “All Hallows' Eve”, que significa “Vigília de Todos os Santos”. A Solenidade de Todos os Santos é comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro; logo, o dia 31 de outubro é a celebração de sua vigília, como costumam acontecer com as grandes festividades da liturgia católica.
De acordo com Tupá Guerra, o nome teria vindo da expressão "All Hallows Eve" — que, em tradução direta, significa "a véspera de todas as almas". Isso porque a data antecede o Dia de Todos os Santos. A origem do nome "Halloween", portanto, seria principalmente ligado à tradição irlandesa da festa.