“O funk permite múltiplas opções de negócios com qualquer área comercial ou industrial, já que o público vai de cinco a 50 anos, entre classes sociais diversas”, explica Afonso Marcondes.
O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente. Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos.
O funk dá visibilidade às favelas no cenário musical e incentiva os jovens das periferias a acreditar em outras possibilidades através das letras das músicas.
Geralmente, a música pop é entendida como música gravada comercialmente com o objetivo de atrair o público de massa, com foco em singles em vez de álbuns, e geralmente é distribuída pelo rádio, televisão e internet. É caracteristicamente cativante, simples e curta, com uma abordagem mais leve das melodias e letras.
Americano, o funk surgiu na transição dos anos 1950 para a década de 60. Inicialmente, tratava-se de uma derivação da soul music, popular estilo da comunidade afro-americana, e do gênero musical rhythm and blues. A cultura derivada deste gênero musical era periférica e principalmente oriunda do movimento negro.
A FAVELA NÃO É TOTALMENTE O PÚBLICO ALVO DO FUNK - CORTE CAST
Porque os jovens gostam de funk?
Atualmente, o funk é um dos principais meios para os jovens periféricos expressarem sua realidade e desejos, difundindo essa cultura, principalmente, pelas redes sociais e por canais no YouTube.
Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido.
Público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas, ou empresas, com maiores chances de se interessar pelo produto e/ou serviço que você tem a oferecer. É considerado por muitos como a representação social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de se tornar seu cliente.
Outros dados apresentados por essa pesquisa indicam que no território nacional, 70% do consumo de música na plataforma é realizada por jovens entre 15 e 24 anos, seguido de 58% com idade entre 25 a 34 anos e 46% entre os 35 e 44 anos e as faixas etárias acima dessas idades são de aproximadamente 26% dos usuários.
Como dissemos, quando o funk chegou no Brasil, ele nada mais era que a reprodução dos funks clássicos norte-americanos. Ou seja, as músicas tão conhecidas por lá se tornaram populares aqui. Além disso, aqueles que se aventuravam a criar suas próprias canções, seguiam o mesmo ritmo tão conhecido por Brown e Davis.
O funk é um ritmo que possui alta rejeição por uma parcela da sociedade brasileira – e às vezes, o funk passa até por uma certa “criminalização”, mas isso não significa que ele deixa de ser considerado uma produção cultural. Afinal, cultura é todo o tipo de conhecimento, tradições e leis produzidas por um grupo social.
O perfil de público ou público alvo como também é conhecido, é o nome dado a um grupo de consumidores agrupados por interesses e características em comum, que geralmente representam o cliente ideal de um negócio, ou aquele que tem mais chances de comprar um produto e ter sucesso com ele.
Os tipos de público-alvo podem ser classificados em demográfico (idade, gênero, renda), geográfico (localização), psicográfico (estilo de vida, valores), comportamental (hábitos de consumo, lealdade à marca) e B2B (empresas, com critérios como indústria, tamanho da empresa, posição no mercado).
O público-alvo é formado por pessoas com características em comum, que compartilham o mesmo interesse em potencial pelos produtos ou serviços que uma empresa oferece. Pode-se traçar estratégias focadas neste grupo. Diferentemente do público-alvo, que é amplo, as buyer personas são mais específicas.
A Curva ABC é uma das formas de classificar clientes por meio da sua participação no faturamento da empresa. Dessa maneira, os esforços podem ser direcionados para os clientes A, e trabalhar para que os clientes B e C subam de nível.
Os valores pagos pelo Spotify aos artistas é de US$ 0,00397 por reprodução, em média. Esses valores não são fixos. Sendo assim, a cada 1.000 reproduções, o valor repassado para a gravadora é de aproximadamente US$ 3,97.
O Instagram (ainda) é uma rede de usuários mais jovens (comparativamente ao Facebook). De acordo com o site Statista, mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos. Ele é também o segundo aplicativo preferido (depois do Snapchat) para adolescentes nos EUA.
Tradicionalmente, o público-alvo da Nike estava na faixa etária de 15 a 35 anos, mas muitos adultos mais velhos agora usam tênis no cotidiano. A crise atual da Nike destaca a necessidade de uma abordagem mais adaptada às mudanças no mercado e às preferências dos consumidores.
Para identificar o seu público-alvo, a primeira dica é estabelecer o seu nicho. Faça uma pesquisa de mercado para entendê-lo melhor e descobrir as suas necessidades e demandas. Então, posteriormente, vá especificando as características do seu público-alvo, como a faixa etária e os comportamentos de consumo.
O Funk é um estilo muito em alta atualmente, ele abrange várias temáticas, porém geralmente transmitem sentimentos de descontração, por isso é tão popular. O Pagode, apesar de ser igualmente descontraído, ele tende a retratar os assuntos amorosos, seja de decepção ou de alegria.
O ritmo de funk americano, também conhecido como funk dos Estados Unidos, é um estilo musical que se originou na década de 1960, principalmente nas comunidades afro-americanas. Ele é caracterizado por uma combinação de elementos rítmicos, melódicos e harmônicos que criam um groove único e altamente dançante.